Crianças e professores de escola pública de Almirante Tamandaré terão “Oficinas de Pipa” como atividades socioculturais

Felipe Almeida
3 Min Read

Cred capa – Pedro Farias

Na segunda-feira (23), o Programa Guritiba – projeto cultural e social que tem como principal foco a democratização do acesso à arte para crianças, adolescentes, educadores e suas famílias –, promove o fechamento da atual edição do projeto, com atividades voltadas à Escola Municipal Alvarenga Peixoto, localizada no Centro do município de Almirante Tamandaré. Na oportunidade, o programa irá integrar educadores e alunos em oficinas de construção, informações e execução de “pipa”, brincadeira popular que nasceu na China e foi trazida ao Brasil pelos portugueses, conhecida entre nós como 'Soltar Pipa' ou 'Soltar Papagaio'. Serão abordadas teoria e prática sobre o brinquedo, como a construção do ítem, as questões físicas e os cuidados básicos na hora de soltar.

As oficinas serão ministradas pelo líder comunitário e especialista no assunto, Mauro Gonçalves, que se identifica com a prática desde a infância. Quando adulto, passou a promover a atividade entre pais e filhos, com a intenção de integrá-los por meio da arte de construir e soltar pipas. “A prática nasceu na China com o propósito de comunicação durante as batalhas que aconteciam no período e trazida ao Brasil pelos portugueses em 1596. O brinquedo aéreo é uma atividade que ensina a compreender quem direciona sobre estabilidade, aerodinâmica e equilíbrio. Além disso é uma movimentação que une diferentes gerações, como pais e filhos, professores e alunos”, explica.

Doações de Livros – Além das Oficinas de Pipa, o Programa Guritiba irá realizar doações de livros à biblioteca da Escola Alvarenga Peixoto, que contou com ajuda do projeto para ser montada em 2018. No total, mais de 300 títulos, que pertenciam a biblioteca particular da farmacêutica Berta Troib Gurovsky, farão parte do acervo literário escolar, dando mais possibilidades aos alunos de terem acesso ao conhecimento e a leitura. Além disso, obras de escritores paranaenses também serão doadas, fortalecendo o vínculo formativo das crianças com nomes da literatura do nosso Estado. “Encerramos esse ciclo do Programa Guritiba de forma muito bonita, levando uma ação que une as atividades educacionais, culturais e físicas, com as Oficinas de Pipa. Além disso, queremos fortalecer o conhecimento, deixando um patrimônio intelectual em forma de livros para os alunos da Escola Alvarenga Peixoto, uma instituição muito importante para Almirante Tamandaré e toda Região Metropolitana de Curitiba”, diz Carol Scabora, coordenadora do Programa Guritiba.

Programa Guritiba é uma realização do Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura, apresentado pela New Holland Agriculture, Caterpillar e Banco CNH Industrial, com patrocínio da Fibracem e Novozymes, em parceria com o BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, LaquilaPeróxidos do BrasilMercoBerneck e Schattdecor. Acompanhe o programa pelas redes sociais, pelo Facebook e Instagram @programa.guritiba ou pelo site www.programaguritiba.com.br.

Share this Article
Posted by Felipe Almeida
Follow:
O Stereo Pop é um blog, criado pelo comunicador Felipe Almeida, que reúne tudo sobre filmes, séries, música, um pouco de games e o universo pop em geral, com uma linguagem despojada e informativa.