Crianças de escolas municipais de Curitiba escrevem cartas de apoio aos gaúchos e enviam doações

XV CURITIBA
3 Min de leitura
Foto: Luiz Costa /SMCS.

“Não fique triste, tudo vai ficar bem”. “Estamos orando por vocês, vai dar tudo certo”. Essas e outras mensagens estão nas cartas que os estudantes da Escola Municipal Presidente Pedrosa, na Vila Izabel, enviaram nesta sexta-feira (17/5) às crianças do Rio Grande do Sul, junto com doações de brinquedos, roupas e outros itens doados pelas famílias.
A ideia de mandar cartas de apoio e encorajamento, bem como a adesão espontânea à campanha, veio de professores e estudantes.

Arthur Bueno, do 5º ano do Ensino Fundamental, explicou que a ideia é levar um pouco de alegria para crianças como ele que de um dia para outro perderam brinquedos, roupas e estão em abrigos por causa das enchentes.

“Queremos que eles saibam que não estão sozinhos, que estamos ajudando, e que tudo isso vai passar”, disse Arthur.


Sara Beatriz Martins também está empenhada em ajudar.

“É muito triste o que aconteceu com eles e não podemos simplesmente assistir, temos que fazer alguma coisa”, explicou a menina.

As doações, acompanhadas das cartas, foram recolhidas pelo Corpo de Bombeiros. A diretora Maritza Rolim de Moura Verges conta que a solidariedade mobilizou toda a escola, que tem 20 turmas do pré ao 5º ano e cerca de 500 estudantes matriculados.

Outras iniciativas de estudantes também dão suporte à campanha da Prefeitura de Curitiba, como na Escola Municipal Donatila Caron dos Anjos, no Cajuru, onde os estudantes do 2º ano do Fundamental lançaram a “Campanha SOS Rio Grande do Sul”. Os Jornalistas Mirins se empenharam na divulgação e a escola arrecadou garrafas e garrafões de água potável.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, lembrou que a Prefeitura enviou, na última quinta-feira (16/5), mais 27 toneladas de doações aos gaúchos. “Ficamos muito felizes com tantas adesões espontâneas e com tanta solidariedade neste momento tão difícil”, comentou a secretária.

VEJA AQUI como participar.

A campanha segue na Prefs

A Campanha Solidária da Prefeitura de Curitiba para ajudar o Rio Grande do Sul segue por tempo indeterminado. Quem quiser contribuir pode procurar um dos 439 pontos de coleta da campanha, que estão em prédios públicos, empresas e igrejas.

Neste momento, o pedido é que a população doe água, alimentos não perecíveis (como enlatados e produtos de fácil preparo para o consumo), além de itens de limpeza e higiene pessoal para crianças e adultos.

Compartilhe o artigo
Follow:
O Portal XV Curitiba é um dos principais sites de notícias de Curitiba, capital do Paraná. Reconhecido por seu compromisso com a verdade e a integridade jornalística, o portal se dedica a cobrir todas as facetas da vida na cidade.