Um menino de três anos morreu após ser picado por um escorpião-amarelo em Cambará, no Norte do Paraná. O caso aconteceu na manhã de domingo (13), enquanto a família se preparava para visitar parentes. Segundo os pais, o escorpião estava dentro do tênis que a criança calçou. Após a picada, Bernardo Gomes de Oliveira foi levado ao Hospital Municipal de Cambará, onde recebeu os primeiros atendimentos.
Cerca de duas horas depois, a criança foi transferida para a Santa Casa de Jacarezinho, onde foi informada à família que a unidade não possuía antídoto em quantidade suficiente. Em estado grave, o menino foi intubado e encaminhado ao Hospital Universitário de Londrina. No entanto, os pais não puderam acompanhar o filho durante o transporte.
Na segunda-feira (15), a morte da criança foi confirmada após ele sofrer 33 paradas cardíacas. A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) emitiu nota lamentando o falecimento e informou que o menino chegou a receber o tratamento com antiveneno na Santa Casa, mas não resistiu.
A Sesa também esclareceu que a responsabilidade pela distribuição dos antivenenos é do Ministério da Saúde, com armazenamento nas Regionais de Saúde do Estado. No entanto, afirmou que, no caso específico, a 19ª Regional de Jacarezinho localizada a 20 minutos de Cambará não foi acionada nem pelo hospital local nem pela Santa Casa.
A regional iniciou uma investigação para apurar o ocorrido e mobilizou equipes para ações de busca ativa de escorpiões no município.







