Corpo de menino de 12 anos é encontrado no litoral do Paraná; afogamentos já somam oito mortes na temporada
O corpo de um menino de 12 anos, que havia desaparecido no balneário de Praia Grande, em Matinhos, foi encontrado na noite desta segunda-feira (30) por veranistas. O garoto, natural de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, desapareceu nas águas no domingo à tarde (30), enquanto estava na companhia de amigos. De acordo com o Corpo de Bombeiros, ele não estava acompanhado por familiares no momento do afogamento. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) na madrugada desta terça-feira (31).
Esse trágico episódio eleva para oito o número de mortes por afogamento nas praias do Paraná desde o início da Operação Verão, em 14 de dezembro. Segundo as autoridades, todos os casos fatais ocorreram em áreas sem a presença de guarda-vidas ou fora do horário de atuação dos postos, que é das 8h às 19h.
Afogamentos marcam o último fim de semana
O fim de semana também registrou outras tragédias nas praias do litoral paranaense. No sábado (29), duas pessoas se afogaram na praia de Caiobá, em Matinhos. Um jovem de 21 anos, de Curitiba, submergiu e foi resgatado, mas não resistiu após receber atendimento do Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar (BPMOA).
Simultaneamente, em Guaratuba, no Posto de Guarda-Vidas Coroados II, quatro pessoas se afogaram. Duas delas conseguiram sair da água com vida, mas outras duas não tiveram a mesma sorte. Uma das vítimas, um adolescente de 15 anos, de Joinville, foi resgatada pelos guarda-vidas, mas não sobreviveu. Já o corpo de um segundo adolescente, também de 15 anos e residente em Curitiba, foi encontrado por um veranista por volta das 21h de sábado.
O alerta para os riscos no mar
O Corpo de Bombeiros reforça a importância de respeitar as áreas protegidas por guarda-vidas e os horários de atuação. As mortes registradas nesta temporada escancaram o perigo de frequentar locais sem supervisão ou nadar fora dos horários indicados.
Com o aumento do número de turistas no litoral durante as festas de fim de ano e o verão, as autoridades intensificam os apelos para que banhistas redobrem os cuidados, evitem locais perigosos e sigam as orientações de segurança para evitar novas tragédias.