Capa – Cred Jess Oliveira
Nos dias 4 e 5 de março, Curitiba recebe a nova montagem teatral do grupo Multipersonas Coletivo Teatral, Agridocência (em avaliação).
O espetáculo, que retrata cortes do cotidiano de alunos e professores do sistema de ensino brasileiro, estará em cartaz no Espaço Cultural Espetáculo, localizado na Av. Sete de Setembro, 2620, sala 1, bairro Cristo Rei, às 20h do sábado, e às 17h e 19h30, no domingo.
Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente na plataforma Sympla*, por R$20 (inteira) e R$10 (meia-entrada).
Uma mistura entre o humor da ficção e a acidez da vida real
Para o coletivo, que está em atividade há 6 anos, a peça cria um quadro de recortes de várias experiências reais e imaginárias. Um pout pourri de realidade e ficção com um toque de humor ácido.
“Algumas das inspirações de “Agrodocência (em avaliação)” surgiram de escolas de idiomas, professores e personagens da vida real, misturados com jogos de improviso”, é o que diz o ator George Bentley.
Durante o processo de criação, o coletivo utilizou de ensinamentos e práticas de Augusto Boal, uma das grandes figuras do teatro contemporâneo internacional.
“Pegamos alguns ensinamentos e práticas do Boal para fazer um treinamento com os atores, principalmente para criar as cenas mudas. Essas práticas também ajudam a encontrar esses personagens porque tanto alunos quanto professores têm seus momentos como opressores e também como oprimidos”, comenta a atriz e iluminadora, Taynara Siqueira.
De que forma o aluno se relaciona com os professores? Como é o relacionamento entre os colegas? Quem são as demais pessoas que vivem no ambiente escolar?
Ao procurar respostas para essas e outras perguntas, a peça busca criar identificação com o público. Dessa forma, cada um, seja por parte do professor ou do aluno, pode relacionar as cenas com suas próprias vivências.
“O objetivo é mostrar essa dualidade da profissão docente”, finaliza a atriz e produtora, Mariane Rocha.