Corridas, festa com atrações no parque e piscina de graça agitam o fim de semana em Curitiba

XV CURITIBA
7 Min Read
Viva o Sábado: inscrições para nadar nas piscinas da Prefeitura de Curitiba estão abertas. Foto: José Fernando Ogura/SMCS.

Tem atividade grátis para todos os gostos, neste fim de semana, na programação preparada pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) para adultos e crianças. De corridas de rua no Boqueirão a festa no Parque Barreirinha, passando pelo 1º Torneio Infantil de Beach Tennis no Bacacheri e o agito do Viva o Sábado em toda a cidade, só fica em casa quem quiser. Se chover, as atividades externas serão canceladas.

Sábado com piscina e diversão de graça

No sábado (21/10), será possível para os inscritos no Viva o Sábado nadar nas piscinas aquecidas da Prefeitura ou, sem inscrição, usar os demais equipamentos esportivos participantes da ação e que estão espalhados pela cidade. A programação começa depois do almoço e dura a tarde toda. Ainda dá tempo de brincar nas piscinas.

Na mesma data, das 14h às 17h, no Parque Barreirinha, acontece a festa organizada pelo vereador Leônidas Dias, com o apoio da Smelj e outros órgãos da Prefeitura. O objetivo é apresentar as benfeitorias executadas pela administração municipal no local, em meio a atrações como Espaço Kids com brinquedos infláveis, apresentações culturais, ações ligadas à proteção animal e venda de alimentos.

O dia também estará movimentado no Portão Cultural, que receberá a Mostra Regional Dança Curitiba. Durante toda a tarde, a partir das 14h, mais de 50 grupos de dança formados por crianças e adultos das Regionais CIC, Portão/Fazendinha e Tatuquara apresentarão danças de diferentes gêneros no Teatro Antônio Carlos Kraide.

- Advertisement -

No Calçadão da XV, das 9h às 13h, tem lazer nas estações distribuídas a partir da Praça Osório,  com os jogos gigantes, pingue-pongue, brinquedos plásticos, cama elástica, jogos de xadrez e, em seguida, kits esportivos de basquetinho, circuito infantil de bicicletas, mais pingue-pongue, turnball, badminton e xadrez gigante. Na estação do Bondinho são oferecidos a “pinturinha” em papel kraft e desenhos para colorir e blocos de lego, além das atividades do Comunidade Escola e os jogos da estação Muricy.

Domingo animado

Para quem não se inscreveu na 3ª Etapa do Circuito Curitiba de Corridas de Rua, é possível torcer pelos atletas. As provas, de 5 km e 10 km, acontecem a partir das 7h deste domingo (22/10), entre o Parque Náutico e o Zoológico.

Na Praça Afonso Botelho, além das atividades de lazer, que acontecem a partir das 14h, pela manhã haverá o Festival Escola + Esporte = 10 – Agatha, de vôlei de praia. Estão inscritas cerca de 60 crianças de até 13 anos que frequentam as escolinhas do esporte nas Regionais Portão, Bairro Novo, Boqueirão e CIC, que poderão contar com a torcida de quem á fã do esporte. As partidas começam às 8h. O local fica em frente ao estádio do Clube Athletico Paranaense.

PARA TORCER NAS REGIONAIS
CIC
Torneio de Tênis de Mesa, para crianças e adolescentes, no Centro de Iniciação Esportiva (CIE) CIC, a partir das 8h

Boa Vista
1º Torneio Infantil de Beach Tennis, a partir das 9h, no Centro de Esporte e Lazer Bacacheri

PARA GASTAR ENERGIA

Cajuru
Das 8h às 13h a pista de BMX, no Parque Olímpico do Cajuru (Rua Rivadávia Fonseca de Macedo, s/n), será liberada para treinamentos de pilotos com experiência na modalidade.

É obrigatório o uso de capacete fechado, calça, camiseta manga longa, calçados fechados e luvas fechadas. Cada pessoa deve trazer sua garrafa de água. Moradores de Curitiba e região devem se cadastrar no portal curitibaemmovimento.curitiba.pr.gov.br.

Para quem é de outra região e pretende treinar é obrigatório o contato prévio no (41) 99547-1551 (somente mensagens). A Associação de BMX de Curitiba fará empréstimo de bicicletas e materiais mediante solicitação antecipada, através do telefone (41) 99970-3641.

Lazer Curitiba
Confira os locais para brincar com a criançada no domingo (22/10):

Parque Náutico

Parque Yberê
Lago Azul
Parque Atuba
Parque dos Tropeiros
Parque Barigui
Arcadas do São Francisco
Praça Afonso Botelho

Viva o Sábado

Em atividade desde junho, o programa proporciona lazer saudável, seguro e grátis, todos os sábados à tarde, nos seguintes locais:
Clube da Gente do Boa Vista – Piscina
Clube da Gente de Santa Felicidade – Piscina
Clube da Gente do Bairro Novo – Piscina, quadra (agendamento), sala de ginástica (auditório)
Clube da Gente do Tatuquara – Piscina
Clube da Gente da CIC – Piscina
– Centro da Juventude Audi União – Piscina, quadra
Centro da Juventude Eucaliptos – Piscina (agendamento), quadra (livre), sala de ginástica (agendamento).
Centro de Esporte e Lazer Dirceu Graeser – Piscina, quadra externa (livre)
Centro de Esporte e Lazer João Derosso – Quadra de Tênis (agendamento), quadra poliesportiva externa (grupos de cumbuca de futsal), cancha de areia (livre)
Centro de Esporte e Lazer Avelino Vieira – ginásio (com agendamento mensal e controle de frequência), campo de futebol americano (com agendamento mensal, com clubes junto à federação – termo de cooperação técnica), quadras de areia-livre, quadra poliesportiva (livre), pista de skate (livre)
Parque Olímpico do Cajuru – quadra de futebol sintético coberta (livre), quadra de vôlei de praia (livre), quadra de futevôlei (livre), quadra de futebol de areia (livre), futebol de campo (livre), pista de skate (livre)
Centro de Esporte e Lazer Zumbi dos Palmares – quadra poliesportiva (livre), quadra de futebol sintético (livre), quadras de areia vôlei e futebol (livre), sala de ginástica (agendamento)

As atividades esportivas, físicas e de lazer da Prefeitura fazem parte da política pública Curitiba Viva Bem, uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.

Share this Article
Posted by XV CURITIBA
Follow:
O Portal XV Curitiba é um dos principais sites de notícias de Curitiba, capital do Paraná. Reconhecido por seu compromisso com a verdade e a integridade jornalística, o portal se dedica a cobrir todas as facetas da vida na cidade.