Os Correios divulgaram um novo concurso público que preencherá 3,2 mil vagas, principalmente para carteiros. O edital está previsto para agosto, com contratações esperadas em dezembro. As oportunidades incluem cargos de nível médio e superior, como advogado, analista de sistemas, assistente social e engenheiro.
Além disso, foi anunciado um Programa de Desligamento Voluntário (PDV) destinado a funcionários com mais de 25 anos de empresa. O objetivo é renovar o quadro de pessoal e atender à demanda por mais profissionais em posições estratégicas.
O último concurso nacional dos Correios ocorreu em 2011, quando mais de 1,1 milhão de candidatos se inscreveram para 9.190 vagas. O atual concurso é uma resposta à defasagem de 4 mil a 5 mil cargos, conforme afirmou o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos. O preenchimento inicial de vagas focará nos carteiros, essenciais para cobrir todos os municípios do país.
O PDV é direcionado aos empregados com idade entre 55 e 75 anos e pelo menos 25 anos de serviço nos Correios. Também é necessário ter recebido remuneração por pelo menos 36 dos últimos 60 meses. O programa ainda precisa ser aprovado pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST/MGI).