Mesmo quem nunca passou pela Rua Deputado Heitor Alencar Furtado, no bairro Mossunguê, certamente já se deparou com (inúmeras) imagens dela nas redes sociais. Em especial, neste início de outono, quando as árvores que formam o corredor de ônibus ganham um colorido avermelhado que é a cara da estação.
Responsável pelos plantios ainda no início dos anos 2000, o engenheiro florestal do Horto Municipal da Barreirinha, Roberto Salgueiro, conta que nunca imaginou que a via faria tanto sucesso e seria tão fotografada.
“Nossa intenção era apenas formar um corredor para a linha de ônibus, como fazemos em outras vias semelhantes na cidade”, lembra.
Mas as 853 mudas de liquedâmbares (Liquidambar styraciflua) surpreendem com a sua beleza a cada ano e é quase impossível passar pela via sem fazer um registro sequer. O avermelhado das folhas estreladas aparece após as tonalidades verde e amarela e se intensifica com a luminosidade. No inverno, elas ficam sem folhas.
Com 20 anos de plantio, estima-se que essas liquedâmbares tenham 23 anos de idade, contando com o período de desenvolvimento das mudas. São árvores originárias da América do Norte (México e Estados Unidos), que têm folhas que variam em tons de vermelho e podem passar de 15 metros de altura.
“O nome é em função da seiva na cor âmbar – um tom amarelo alaranjado – que escorre se for partido seu tronco”, explica Salgueiro.