Ocupando a vice-lanterna do campeonato brasileiro da série A com apenas 28 pontos, a equipe do Coritiba tem poucas chances de escapar do rebaixamento segundo especialistas. Com apenas 4 jogos pela frente a equipe poderia alcançar no máximo 40 pontos caso obtenha 4 vitórias seguidas. Acontece que no campeonato inteiro o time coxa branca venceu apenas 6 vezes em 34 jogos, o que torna essa possibilidade ainda mais remota.
Segundo o site Infobola, criado pelo matemático Tristão Garcia, o Coritiba tem 99% de chances de queda para a série B do campeonato brasileiro. No momento a equipe não tem chance de ser rebaixada ainda na 35ª. Rodada do campeonato, como ocorreu com o Botafogo, mas é possível que o rebaixamento seja sacramentado já na rodada seguinte.
Os jogos restantes da equipe serão contra Palmeiras, Santos, Ceará e Atlético Goianiense.
Segundo os comentaristas do Grupo Globo, Grafite e Caio Ribeiro, a diretoria do Coritiba já deve começar a preparar desde agora a próxima temporada. Para eles, a reconstrução da equipe passa pela manutenção do treinador Gustavo Morinígo e outras peças que se destacaram na reta final da competição.
Segundo o ex-jogador Grafite, a permanência de Ricardo Oliveira e Rafinha podem formar o pilar necessário para a reconstrução da equipe do Coritiba. Para Caio Ribeiro o time precisará priorizar reforçar o setor ofensivo uma vez que esta foi a principal deficiência do time ao longo do campeonato. Tendo hoje o terceiro pior ataque da série A, com apenas 29 gols marcados, foi pior somente do que o já rebaixado Botafogo e a equipe do Sport, que segue também lutando contra a queda.
Algumas contratações para a próxima temporada já foram feitas pela diretoria. Entre elas o lateral direito Val, vindo do Botafogo de São Paulo, o volante Jhony Douglas, chegando do Paraná Clube e o atacante Waguininho do Guarani. Outros nomes têm sido especulados como o zagueiro Luciano Castán do CSA, irmão de Leandro Castán do Vasco.
Em campo, a equipe volta a jogar somente no próximo sábado, dia 13/02, quando enfrentará a equipe do Santos. O jogo da 35ª. Rodada contra o Palmeiras teve que ser adiado por conta da participação da equipe alviverde no Mundial de Clubes, apesar da eliminação palmeirense ocorrida no último domingo contra o Tigres.
Contra o Santos, não há só a necessidade de vitória mas também de contar com outros resultados ao vivo que interessam diretamente a equipe Curitibana. Contando com tropeços de Vasco, Goiás, Sport, Fortaleza e Bahia que também lutam contra o rebaixamento, o Coritiba já não depende mais de suas próprias forças para lutar pela permanência na primeira divisão.
Seguindo a opinião dos matemáticos especialistas e dos comentaristas de futebol, o mais sábio no momento é a diretoria iniciar desde já o planejamento para a próxima temporada e para a série B.
Dessa forma o Coritiba poderá voltar para a série A, a elite do futebol Brasileiro, lugar que por sua tradição e história sempre merecerá ocupar.