Humanização: o que é? E por que esse conceito é tão importante para um bom posicionamento digital?
Falar sobre humanização atrelada ao marketing é abordar sobre realidade e identificação na relação entre a empresa e seu público.
O que pode ser entendido como conteúdo humanizado é buscar entender a realidade da persona e se conectar com ela propondo identificação por alguns de seus interesses. Isso cria confiança, necessidade e desperta emoção ao público.
Conceitos de human experience (experiência humana) podem descrever de forma mais sucinta sobre isso. É compreender o ser humano como o principal atingido pelas estratégias realizadas pela marca, colocando-o no centro de tudo. Vai além da mentalidade focada no usuário (user experience) ou consumidor (customer experience). É o entendimento do ser humano que está por trás disso tudo. E é assim que uma marca deve visualizar as pessoas que estão consumindo ou possam vir a consumir seus produtos/necessitar de seus serviços.
Nossos desejos, sonhos, experiências, gostos, dores, vivências e uma infinidade de outras coisas são o que nos faz humanos, tópicos que podem e devem ser desenvolvidos na comunicação personalizada para o público. Uma comunicação centrada nisso é desenvolvida de maneira empática, conversando com as pessoas, entendendo seus problemas, suas rotinas, percursos de vida e agregando de forma positiva.
Com o foco na produção de conteúdo humanizado a conexão com as pessoas é muito mais facilitada, fortalecendo o relacionamento da marca com seu público, e assim, o marketing se FORTALECE com isso.
O seu conteúdo produzido na internet precisa ser diferenciado, e você deve pensar em maneiras de fazer isso, recorrendo a transformação de processos e não sendo apenas mais um texto genérico e clichê, dos mesmos que vemos e pulamos a leitura todos os dias.
E acredite, todo esse envolvimento não leva benefícios apenas às pessoas que consomem o conteúdo, a marca acaba recebendo um prestígio muito maior e significativo.
Se seu público está contente com sua marca facilmente isso será convertido em mais vendas, faturamento e lucros para o seu negócio.
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E como colocar isso em prática?
Olhe o mundo pelos olhos do seu cliente: empatia! Esta é uma capacidade valiosa para humanizar os conteúdos. Assim você tem a possibilidade de se conectar com as emoções dos seus clientes.
Bom conhecimento do seu público: criar uma persona é um fator muito facilitador. A persona é a personificação em dados reais daquele que seria o cliente ideal. Analise o perfil das pessoas que visitam seu site, entreviste clientes fiéis à sua marca, envie questionários para a sua base de emails.
Use e abuse do storytelling: histórias comandam nossa vida, seja na nossa infância, nas diferentes narrativas de filmes, séries e produções que temos contato, então, conte uma história! Envolva seu público em algum relato e faça-o mergulhar no universo da sua marca despretensiosamente.
Foque na qualidade: Não adianta escrever qualquer coisa, só para ter mais publicações no blog e nas redes sociais ou cumprir uma tabela de produção que não faz sentido. Isso gera conteúdos genéricos, que não se conectam com as pessoas.
Apresente sua equipe: é muito válido lembrar ao público que a marca é feita por pessoas! Dessa forma, você consegue se aproximar dos seres humanos que se relacionam com ela — eles entendem que, na verdade, estão se relacionando com outras pessoas, o que faz muito mais sentido.
Lembre-se que quando você cria relação e conexão com os consumidores isso é transformado em FIDELIZAÇÃO. E esse tipo de comunicação com seu público é transformador. Humanize-se!