Estabelecimentos de Curitiba começam a testar o Check-in Seguro, novo programa da Prefeitura que permitirá verificar se os frequentadores tiveram contato com pessoas com covid-19 que tenham estado no local no mesmo dia e horário. A plataforma começa a ser testada a partir desta segunda-feira (30/8).
Após a etapa de testes, restaurantes (incluindo os que vendem por quilo), academias, canchas para a prática de atividades esportivas e casas de festas e eventos infantis poderão ingressar no programa. A cidade tem cerca de 5,5 mil estabelecimentos deste tipo.
Os detalhes sobre o funcionamento do programa estão definidos em decreto publicado no Diário Oficial.
Na prática, o Check-in Seguro cruzará o dado dos que tiverem diagnóstico positivo para covid com o de outras pessoas que estiveram no mesmo local e horário.
Para isso, será necessária a adesão dos estabelecimentos ao programa. Eles terão um QR-code (código lido pelas câmeras dos telefones celulares) disposto na entrada, para que os frequentadores e funcionários possam escanear com o smartphone, fazendo o check-in.
Após o cruzamento das informações, as pessoas serão avisadas por mensagem de SMS, caso tenham estado no mesmo dia e horário de algum frequentador que venha a testar positivo para covid-19. O sistema levará em conta os testes realizados três dias antes e sete dias depois, pois a transmissão do vírus pode ocorrer neste período.
“Curitiba inova mais uma vez. Esta será uma medida de caráter socioeducativo para enfrentamento da emergência em saúde pública imposta pela pandemia. Nosso objetivo é proteger a coletividade”, argumenta o secretário de Administração e de Gestão de Pessoal (SMAP), Alexandre Jarschel de Oliveira. O projeto teve a coordenação da Superintendência de Tecnologia da Informação, que é ligada à pasta.
“O programa Check-in Seguro é mais uma iniciativa do poder público para permitir que os setores econômicos possam funcionar com segurança”, afirma a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak. “Poderemos alertar as pessoas que estiveram no mesmo estabelecimento e horário, para que busquem orientação, diagnóstico e medidas assistenciais, caso necessário”, complementa.
As informações coletadas a partir do controle de acesso aos estabelecimentos serão utilizadas exclusivamente pela Secretaria Municipal da Saúde para identificação dos cidadãos com diagnóstico confirmado para covid-19 e monitoramento dos contatos.