Comemorado nesta sexta-feira, 1º de novembro, o Dia do Sushi evidencia a popularidade crescente deste prato entre os brasileiros. Um levantamento realizado pelo iFood, plataforma brasileira de tecnologia e delivery de alimentos, revelou que de janeiro a setembro de 2024, o sushi foi solicitado quase 4 milhões de vezes por mês, posicionando-se como a sexta comida mais consumida na plataforma. Essa estatística é apenas uma parte da ascensão da culinária japonesa, que, de forma geral, alcançou a quarta posição nas preferências nacionais, somando 48 milhões de pedidos mensais.
No Sul do Brasil, o Paraná lidera o ranking de pedidos de sushi, com impressionantes 2 milhões de entregas registradas nos primeiros nove meses do ano. Curitiba, capital do estado, contabilizou 847 mil pedidos de sushis, sashimis e temakis, consolidando essa culinária como a quinta mais popular na cidade. Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, também registrou uma demanda significativa, com cerca de 741 mil pedidos, onde a culinária japonesa ocupa o quarto lugar no ranking de comidas mais pedidas.
Arnaldo Bertolaccini, COO do iFood, destacou a relevância do delivery para impulsionar o empreendedorismo no setor de restaurantes, com 72% dos estabelecimentos cadastrados na plataforma sendo pequenos e médios. “O delivery tem sido uma importante alavanca para os empreendedores do setor de restaurantes. A comida japonesa é exemplo disso: tem ganhado cada vez mais consumidores e crescido no app, gerando um impacto positivo para todos os estabelecimentos cadastrados, em especial aos pequenos e médios”, afirmou Bertolaccini.
Esse impacto positivo foi comprovado por uma pesquisa realizada pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) e divulgada em setembro de 2024. O estudo indicou que, entre 2017 e 2020, pequenos estabelecimentos de até cinco funcionários que passaram a operar no iFood geraram, em média, 10% mais empregos formais do que similares que não utilizavam a plataforma. Bertolaccini reforçou o compromisso da empresa em apoiar o crescimento desses negócios por meio de ferramentas aprimoradas e cursos educacionais gratuitos.
Um exemplo prático desse impulso é o Qui Sushi, localizado em Curitiba e comandado por Quitéria Freitas e seu marido Edson. O casal, oriundo do Nordeste, fundou o restaurante em meio a desafios financeiros, usando a última parcela do seguro-desemprego de Edson para comprar os materiais necessários e começar as vendas por delivery. O negócio cresceu e hoje ostenta o selo Super, uma distinção do iFood para parceiros que oferecem uma excelente experiência ao consumidor.
A pesquisa do iFood também destacou os hábitos de consumo dos brasileiros quando o assunto é sushi. O horário noturno é o preferido para as entregas, com 28 milhões de pedidos realizados, representando mais de 80% do total. O almoço registrou 5,2 milhões de pedidos, e, curiosamente, o prato também aparece nas refeições matutinas, com 60,8 mil pedidos realizados no café da manhã e 326,5 mil entregas durante a madrugada.