Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, elegeu apenas uma mulher entre os 11 vereadores escolhidos pelos eleitores no dia 6 de outubro: Zoleideli de Souza Santos, mais conhecida na cidade como “Leide” (PSB).
Com 1.238 votos, ela se tornou a mulher mais votada da história do município. “Vou representar todas as mulheres de Campina na Câmara Municipal, mas irei legislar para todos os campinenses, especialmente os que mais precisam – homens, mulheres, crianças e idosos”, disse a vereadora eleita.
Com experiência de trabalho nas áreas da saúde e da assistência social, Leide contou importantes apoios para atingir esta votação histórica – principalmente dos médicos Marco e Bernardo Caron, diretores do Hospital Angelina Caron – instituição filantrópica fundada há mais de 40 anos e que hoje é uma referência a nível nacional.
Surpresa para muitos, a eleição de Leide já era esperada também por quem é do círculo do prefeito eleito Luiz Assunção, de quem é amiga pessoal e com quem já trabalhou na administração municipal. Ela foi uma das principais apostas de Luiz, que esteve ao lado dela em boa parte da campanha. Muito popular na cidade, Assunção ajudou a eleger 5 vereadores de seu partido, o PSB – incluindo a Leide.
Além de Assunção, Leide também teve a seu favor o apoio de políticos de peso como o deputado federal e ex-secretário de Saúde Beto Preto, o deputado estadual Alexandre Curi e o então prefeito de Campina, Bihl Zanetti (que se licenciou após a eleição para assumir um cargo na Sanepar). Mas os votos vieram também como uma consequência do trabalho da Leide na saúde do município – nos últimos quatro anos, ela esteve como diretora da Unidade de Saúde Conceição Maria de Andrade, no bairro Jardim Paulista, onde pôde atender diretamente a população.
Antes disso, entre 2013 e 2016, no mandato do próprio Luiz Assunção na Prefeitura, também trabalhou na assistência social do município.
“Nas andanças por toda a cidade durante a campanha, estive em todos os bairros de Campina e me emocionei com o carinho com que fui recebida pelo povo. Este é meu maior incentivo para trabalhar duro durante todo o meu mandato”, finalizou.