Como usar a rede social BeReal a seu favor?
Descubra como as estratégias de marketing podem te auxiliar nessa nova rede social
A cada dia que passa, uma nova tendência surge. Uma delas é a nova rede social chamada BeReal. Muito utilizada pelo Gen-Zs e Millennials, ela promete ser revolucionária. Isso porque ela funciona como uma plataforma que você pode postar apenas uma vez por dia, uma foto em um momento aleatório do seu dia. A intenção é ser real! Sem anúncios, sem filtros.
E de que maneira o marketing pode fazer presença nesse aplicativo?
É sobre isso que iremos tratar!
Como funciona?
Os usuários que usam a rede, recebem uma notificação do aplicativo para tirar sua foto em dois minutos, ou a tela simplesmente some.
Além disso, os usuários que não postam no dia, acabam não podendo ver as fotos dos outros participantes. A ideia do app é mostrar a realidade de cada um, sem filtros e sem anúncios.
Então, como usar a rede como uma estratégia de marketing?
Criatividade é a chave
Com o aumento dos acessos à rede e sua popularização, empresas começaram a usar a sua criatividade para interagir no BeReal. Uma delas é a Chipotle, que é uma rede de restaurante mexicano americano, que divulga descontos exclusivos pela foto que é pedida pelo aplicativo todo dia. Estes códigos de descontos são temporários, assim como as fotos na rede.
Outras maneiras
Outra tática que pode ser agregada ao BeReal, é mostrar os bastidores da empresa, como um produto sendo fabricado, uma venda sendo fechada, ou algum funcionário por detrás das câmeras. Imagina só, os clientes vendo o CEO da empresa, sendo “gente como a gente” e almoçando por exemplo? São coisas que os consumidores não esperam, que geram uma interação e uma conexão maior entre cliente e empresa.
Trabalhando a cultura da empresa
Um jeito de estar ativo nesta rede, quando se trata de uma empresa, pode ser usar a cultura da empresa.
- O que ela acredita?
- O que ela defende?
- Qual é o seu ESG (environmental, social and governance)?
Afinal, muitos consumidores precisam conhecer os ideais da empresa para então, fazer negócios ou consumir seus produtos.
A missão é poder compartilhar pequenos momentos que refletem seus valores, como diversidade, preocupação com o meio ambiente, entre outras questões.
Por que não usar uma foto do espaço de reciclagem para expressar isso? Ou qualquer outro item que remeta a algum valor ou cultura da empresa.
Reforçando questões de saúde mental
Com a pandemia da covid-19, as empresas tiveram que se adaptar. Com a minha empresa Motion Publicidade, por exemplo, aderimos ao home-office e permanecemos assim. Isso aumentou nossa produtividade e muitos se sentem mais ativos com a modalidade.
Contudo, muitas pessoas sofreram com complicações ligadas à saúde mental nesse período. E as redes sociais se tornaram essenciais para nos conectarmos com o mundo. Infelizmente, muitos usuários começaram a desenvolver problemas por ver a vida perfeita online.
O BeReal surgiu tentando ser o oposto disso. Explorar temas como esse, como mostrar a realidade da sua empresa pode ajudar essas pessoas a se sentirem mais confortáveis na web. Uma dica é incentivar esse debate, com cartazes com afirmações positivas e um convite para fazer algo bom para si mesmo.
Lembrando que a ideia do BeReal é ser real, não apenas fazer anúncios, os clientes querem cada vez mais humanidade e mais realidade. A intenção do marketing nesta rede não é estimular a venda, mas não ter filtros. Com o público Gen-Z Millennial, a presença nas redes é muito importante e isso faz com que sua empresa seja notada.