Conecte-se conosco

Notícias

Como ganhar dinheiro no YouTube? 4 perguntas e respostas que todo iniciante precisa saber

Publicado

em

Imagem: reprodução pixabay.com

Se alguém te disse que é muito fácil ganhar dinheiro com o Youtube, pode desconfiar, mesmo sabendo que a plataforma paga os usuários que compartilham os vídeos. Mas não desanime, pois com planejamento e estratégia você consegue fazer o seu canal render algum dinheiro. 

 

Mas como é essa monetização? Como receber o dinheiro? Acompanhe o texto e descubra as respostas para as dúvidas mais comuns sobre como ganhar dinheiro com vídeos do YouTube.

Por onde começar?

 

Para participar do Programa de Parcerias do YouTube é preciso ter dois pré-requisitos:

 

  • mil inscritos no canal

  • 4 mil visualizações nos últimos 12 meses

 

Com isso, o YouTube considera o canal como uma pequena comunidade e entende que as pessoas são engajadas com o conteúdo que é publicado. 

 

Uma vez com esses pré-requisitos, o responsável pelo canal precisa ter mais de 18 anos e uma conta no AdSense – plataforma de publicidade do Google. Mas para ter o conteúdo monetizado é preciso a aprovação do YouTube para o programa de afiliados e os critérios são estabelecidos pelas: 

 

  • Políticas de Monetização para canais do YouTube

  • Diretrizes de Conteúdo Adequado para Publicidade

  • Diretrizes da Comunidade do YouTube

 

Os vídeos são analisados e passam por uma avaliação antes da monetização ser aprovada. 

Como é feito o pagamento?

 

Hoje em dia, o valor pago é por visualização e ele é calculado com base no CPM – Custo por Mil Visualizações. Com isso, a cada mil reproduções de propagandas no vídeo, o dono do canal ganha uma porcentagem do dinheiro investido pelo anunciante. 

 

E se quem está assistindo um dos vídeos é assinante do YouTube Premium, o dono do canal também ganha uma remuneração da mensalidade que é paga por esse usuário.

O Programa de Parcerias do YouTube

 

O Programa de Parcerias do YouTube dá acesso aos donos dos canais a equipes de suporte, ferramentas para checagem de plágio e direitos autorais, além de recursos de monetização.

 

Vale lembrar que todas as formas de monetização pela plataforma começam com essa iniciativa, portanto se você quer ganhar dinheiro com os seus vídeos é preciso fazer parte dela. 

Clube do Canal

 

Há uma iniciativa que paga diretamente o produtor de conteúdo: o clube do canal. Para poder participar dele é preciso ter 30 mil inscritos.

 

Para os canais de produtos é possível incluir uma loja virtual, divulgar as peças e impulsionar a marca dentro do YouTube. 

Como é o pagamento?

 

Como comentamos acima, o pagamento é feito pelo AdSense. Uma vez aberta a conta por lá, é só vincular ao perfil do YouTube e ficar atento aos recebimentos na plataforma. 

 

Os pagamentos são realizados em dólares e é preciso ser um saldo de US $100 para conseguir transferir para uma conta bancária. Vale lembrar, que por ser uma transação em moeda estrangeira, há taxas que são cobradas, como IOF.

Mas quanto ganha um youtuber?

 

O YouTube não mostra os números com os ganhos de publicidade e quanto paga aos produtores de conteúdo, mas existem alguns canais que se destacam, especialmente os da área de games. 

 

Mas o valor pago para um produtor de conteúdo é baseado na publicidade divulgada no canal. Com isso, a cada mil impressões, o canal ganha uma parte do valor pago pelo anunciante. 

 

Esse valor varia de acordo com:

 

  • tipo de vídeo

  • tamanho do público e da quantidade

  • especificações técnicas

Produção de conteúdo

 

Vale lembrar que o conteúdo é muito importante para qualquer canal! Além do YouTube Creators Academy, há diversos editores de vídeos online que você pode usar para aprimorar a produção dos conteúdos.

 

E para ter um vídeo de qualidade, a dica é ter um planejamento e um roteiro sobre o que vai abordar e como quer passar esse conteúdo para as pessoas do canal. 

 

Com um bom vídeo, um público engajado e seguindo as dicas acima, com certeza você vai conseguir ganhar dinheiro no YouTube! 

Publicidade