As restrições impostas pela bandeira laranja serão flexibilizadas neste domingo (9), Dia das Mães. Comércio e serviços da cidade poderão abrir as portas. A medida está no último decreto, publicado no dia 28 de abril, que prorrogou o nível de alerta médio para contenção da pandemia de covid-19 – até o dia 12 de maio em Curitiba. O texto autoriza o funcionamento excepcional no Dia das Mães de restaurantes, lanchonetes, comércio de rua e shopping centers, entre outros.
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, foi uma decisão tomada com cautela, para dar oportunidade para os filhos e mães comemorarem a data, com a segurança dos protocolos. Ainda de acordo com a prefeitura, as medidas de prevenção, como controle de pessoas, distanciamentos, uso de máscara e higiene das mãos serão fiscalizadas.
O Dia das Mães é a segunda data que mais movimenta o comércio – fica atrás apenas do Natal. Um levantamento realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) e divulgado ainda no final de abril, revelou que 80,2% dos paranaenses pretendiam presentear neste Dia das Mães. A intenção de compras para a data é 18% maior do que em 2020.