No dia 15 de setembro uma equipe do Corpo de Bombeiros do Paraná foi enviada para auxiliar no combate às queimadas que assolam o bioma do Mato Grosso do Sul.
São 39 militares em duas frentes, uma em Costa Rica e Alcinópolis, perto do Parque Nacional das Emas, e uma em Corumbá e na Serra do Amolar, na fronteira com a Bolívia e na divisa com o Mato Grosso.
O tenente-coronel Ezequias de Paula Natal, comandante da Missão Pantanal contou quais tem sido as dificuldades dos militares na missão. “É um ambiente totalmente diferente do nosso bioma do Paraná. Os incêndios são dinâmicos. O clima é diferente e há grandes distâncias a serem percorridas para chegar aos focos. Isso demanda um desgaste físico intenso, sendo necessária a hidratação muito maior do que estamos acostumados nas ocorrências no Paraná. Mas o importante é que as ações estão sendo realizadas com êxito”, afirma.
Foram enviados junto com a equipe sete caminhões-pipa capazes de armazenar seis mil litros de água e sete caminhonetes 4×4, para auxiliar no combate as queimadas.