O Prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB) viajou à lazer para a Europa, em férias de uma semana, durante crise em de São Paulo, tomada pelas chuvas, com alagamentos e emergências por toda a cidade. O prefeito tirou licença não remunerada no sábado (9) e retornará apenas na sexta-feira (15), se recusando a cancelar sua estadia na capital de Portugal, Lisboa, mesmo com a cidade debaixo d’água, com enchentes e mortes registradas após as fortes chuvas desta segunda-feira (11).
Covas alegou “motivos pessoais” para permanecer na Europa, mas antes de viajar, autorizou por e-mail o afastamento do secretário-executivo Gustavo Garcia Pires, seu amigo pessoal. Garcia Pires também alegou motivos pessoais para sua licença de oito dias, desta segunda-feira (11) até a outra terça-feira (19)
Durante o Carnaval, Bruno Covas viajou a Salvador (BA), onde permaneceu durante todo o feriado, logo após marcar presença no camarote da Prefeitura de São Paulo no Sambódromo do Anhembi, na primeira noite de desfiles. O presidente da Câmara Municipal, Eduardo Tuma (PSDB), assumiu interinamente a prefeitura.