De acordo com a Associação Pizzarias Unidas do Brasil, o estado é o maior em número de estabelecimentos ativos no Sul e ocupa o quinto lugar no ranking nacional
O mercado brasileiro de pizzaria teve um crescimento de 499% nos últimos dez anos, segundo estudo realizado pela Apubra – Associação Pizzarias Unidas do Brasil. Neste contexto, o estado do Paraná ganha destaque na região Sul do país, com um registro de crescimento acumulado 330% nos últimos 10 anos, passando de 988 (2012) a 4248 (2022) estabelecimentos ativos, posicionando-se como o estado do Sul com maior número de pizzarias em funcionamento e passa a ocupar o quinto lugar no ranking nacional, logo depois de Bahia, em quarto, Minas Gerais em terceiro, Rio de Janeiro na segunda colocação e São Paulo em primeiro lugar.
Nos últimos anos, a região Sul do Brasil apresentou uma forte presença no setor. Atualmente, a região possui 15% de todas as pizzarias ativas de todo o país. Dentro deste índice, o estado do Paraná concentra 6% de lojas ativas, seguido por Santa Catarina, com 5% e o Rio Grande do Sul, com 4%.
“Hoje, o Paraná é considerado o quinto estado com o maior número de pizzarias ativas em todo o Brasil. Esse crescimento é o reflexo do movimento do mercado no Paraná nos últimos anos, que saltou de 3644 unidades abertas em 2021 para 4248 em 2022, com a abertura de mais de 600 estabelecimentos nesse período”, comenta Gustavo Cardamoni, presidente da Apubra.
Para potencializar ainda mais a expansão do mercado de pizzarias no Paraná, a associação reforça a importância de construir um networking que possibilite esse espaço para o crescimento do setor, principalmente apoiando os empreendedores da área. “É essencial fomentar a troca de experiências para o desenvolvimento de quem está ligado ao setor. Esse é o papel da Apubra nos últimos 20 anos, ajudando os empreendedores a unirem forças em todo o país para trocar conhecimento e conseguirem compartilhar seu trabalho na busca por crescimento”, afirma.
Metodologia
As informações foram extraídas a partir da parceria da Apubra com empresas especialistas em base de dados, que compreende estabelecimentos cadastradas na Receita Federal, em situação ativa, até dezembro de 2022. O estudo também segue os critérios estabelecidos na pesquisa qualitativa, realizada diretamente pela Apubra, que como atingiu um número relevante de resultados adotou como critério de pesquisa analisar dados de mercado apenas das empresas pertencentes a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) 56 e autodenominadas como pizzaria.
É importante ressaltar que o número final apresentado no conteúdo não corresponde ao total de pizzarias atuantes no Brasil. Trata-se de uma amostragem e estima-se que esse dado corresponda a 75% do mercado. “Para nós é uma grande satisfação concluir esse estudo, que esperamos servir como guia para todos os profissionais que atuam no mercado da pizza, de empresários a fornecedores, até aqueles que almejam empreendedor no setor. Entendemos a necessidade de investir em capacitação constante e reforçamos o nosso compromisso com essa missão”, finaliza o presidente.
Sobre a Apubra
Criada há 20 anos, a Apubra – Associação Pizzarias Unidas do Brasil surgiu da necessidade de empresários de trocar informações sobre o setor para conhecer a fundo o ramo em que atuavam e buscar conhecimento, capacidade de articulação, realizar grandes compras, e, principalmente, compartilhar processos e soluções. A associação atua no fomento de informações de qualidade e atualizada sobre o mercado gastronômico de pizzas por meio de dados precisos de balanços anuais e levantamentos junto aos associados, que ainda podem ter acesso a conteúdos para empreendedores da área. Saiba mais aqui.