O Brasil sagrou-se medalha de ouro no vôlei masculino nos Jogos Sul-Americanos Escolares de 2024, após vitória diante da Venezuela, por 3 sets a 1, conquistada neste domingo (8), na cidade de Bucaramanga, na Colômbia. O time brasileiro foi representado pelos atletas do Colégio Bom Jesus Nossa Senhora de Lourdes, de Curitiba.
“Ter a chance de representar o Brasil foi uma experiência incrível, vestir a camisa com as cores do nosso país nos deu ainda mais responsabilidade. E nós conseguimos honrar a confiança levando esse título para o Brasil, para o Paraná, para Curitiba e para o Colégio Bom Jesus”, comemorou Camila Gomes Silva, treinadora da equipe.
A conquista internacional soma-se a outros triunfos recentes da equipe, que domina a categoria com jogadores até 14 anos em 2024. Os garotos do Bom Jesus venceram também os Jogos Escolares do Paraná (JEPS), na fase regional, macrorregional, estadual e, posteriormente, os Jogos Escolares Brasileiros (JEBS).
“É um projeto que iniciou há alguns anos e foi evoluindo de forma progressiva, colhendo resultados. Até que em 2024 tivemos um ano muito importante. É uma satisfação imensa ver as conquistas expressivas, mas, também, perceber a boa formação dos atletas, não apenas no esporte, mas para a vida”, exalta a técnica Camila.
Além da vitória no vôlei masculino, a delegação brasileira conquistou outras 95 medalhas, divididas em 39 ouros, 31 pratas e 25 bronzes. Foram 232 representantes na delegação, para disputas nas modalidades basquete, futsal, handebol, voleibol, atletismo, atletismo adaptado, natação, tênis de mesa e xadrez.
A equipe masculina de vôlei do Colégio Bom Jesus Nossa Senhora de Lourdes agora aguarda a confirmação da modalidade nos Jogos Escolares Mundiais Sub-15 (ISF Gymnasiade), que serão disputados na Sérvia, entre 4 e 14 de abril, na cidade de Zaibor. Caso ocorra, a vaga já está garantida.
Em 2025, será a vez de Brasília receber os Jogos Sul-Americanos escolares. “É uma honra. Aguardamos todas as delegações em Brasília. Podem ter certeza que vamos preparar um grande espetáculo”, comentou Paulo Henrique Cordeiro, secretário nacional de Esporte Amador, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte.
Os atletas campeões:
Felipe Oliveira Esperança
Felipe M. Makishi
Pietro Baos Biasi
José Emanuel Breda
Nicolas Chermikoski Santos
Pietro Ortega Progiante
André Belotto Maciel
Ricardo Barreto Serrato
Pedro Henrique Leite
Luan Rodrigo Avrella