Ad image

Com 30 anos de história, Hotel Solar do Imperador se reinventa e segue como uma das grandes referências do Nordeste

XV Curitiba
5 Min Read

Durante um passeio por Porto Seguro (BA) o casal Ivan Costa Rodrigues e Georgette Tauil, se encantou por um terreno com vista para o encontro do mar com Rio Buranhém. Na época, há trinta anos, a região ainda era pouco turística, então eles resolveram comprar a área e fazer ali uma casa de veraneio para a família. Dona Georgette queria um projeto de arquitetura de solário, com todas as janelas voltadas para a bela vista e, para tanto, o arquiteto responsável disse que seria necessário construir quarenta quartos. O casal topou e o que era para ser um lugar de descanso para familiares, acabou se transformado no Hotel Solar do Imperador. “Esse hotel foi feito, como dizia sempre meu marido, com amor, cuidado e carinho, para dividir felicidade”, diz Georgette Tauil.

Ao longo dos anos a região que era calma acabou se tornando mais turística e, consequentemente, a procura por hospedagem aumentou. Por isso, o hotel foi ampliado e conta com cento e quatro quartos, no melhor estilo colonial, além de piscina de pedra hijau, sauna a vapor e hidromassagem. Por ano, o empreendimento recebe cerca de 25 mil hóspedes, que são atendidos por uma equipe de oitenta funcionários.

“Sempre prezei pela qualidade nos mínimos detalhes. Quando o solar foi aberto os talheres eram de prata, copos de cristais franceses, pratos de louça inglesa, um nível alto”, conta orgulhosa a proprietária. Hoje, com 82 anos ela continua por dentro de tudo que acontece no Solar do Imperador e um dos netos, Charbel Spinelli Tauil é o responsável pela administração, que alia tradição e modernidade. “As pessoas têm cada vez mais demandas precisas. Por isso, nós temos que entender essas vontades e o os hóspedes desejam em um hotel de alta qualidade”, explica o administrador.

Para isso, Tauil investiu no setor de experiência do cliente. “Analisamos tudo, da chegada a saída, através de uma plataforma. Lá os funcionários de todos os setores explicam o que deu certo e não e dão sugestões. Assim, com olhar do dia a dia deles, conseguimos ter uma métrica do que funciona ou não em prol de melhorar a experiência dentro do Solar do Imperador”.

Segurança na pandemia

No início da pandemia do coronavírus o hotel ficou fechado por cinco meses. Para retomar as atividades foi necessário conseguir os selos de turismo seguro e de biossegurança da cidade de Porto Seguro (BA). Quando vieram essas confirmações, cedidas pelo Ministério do Turismo e pela Prefeitura de Porto Seguro (BA), o Solar do Imperador reabriu seguindo todo protocolo de segurança.

“Nas áreas comuns sempre tem um funcionário limpando tudo. Nas acomodações, aumentamos o número de vezes em que é feita a limpeza e sempre com uso de produtos específicos. O uso de máscaras também é indispensável, para proteger nossos colaboradores e hóspedes”, diz Charbel Spinelli Tauil.  Além disso, piscina e sauna precisam ser reservadas com antecedência para evitar aglomerações.

No restaurante, o buffet do café da manhã, que antes da pandemia era no formato de self-service, passou a ser assistido por funcionários, e as mesas foram redistribuídas atendendo a distância de um 1,30m entre elas. 

Charme nos detalhes

Dona Georgette Tauil sempre prezou pela decoração impecável. Assim que conheceu o trabalho do artista Agadman Alves Benvindo levou diversas peças do artista plástico para compor os ambientes do Solar do Imperador. Entre elas estão belíssimos painéis e móveis esculpidos em madeira maciça, forte do artista natural do Piauí, arraigado na Praia do Prado (BA).

Adega dos lordes

A família Tauil faz parte de todos os processos, inclusive o da escolha dos vinhos. Toda a carta é montada por eles em parceria com os chefs Leonardo Moreira e Wagner Roberto, priorizando a harmonização com pratos típicos da região. Além da decoração encantadora – perfeita para jantares românticos – a adega tem um subsolo, feito de tijolos e pedras, que mantém os vinhos na temperatura ideal de conservação. Entre os exclusivos estão o renomado brasileiro Bettú, o Storia da Casa Valduga, lote 43 e o Catena Zapata.

O Hotel Solar do Imperador fica na Estrada do Aeroporto (nº 317), no Centro / Cidade Alta de Porto Seguro (BA). Para mais informações, acesse o site www.solardoimperador.com.br

 

 

Share this Article
Posted by XV Curitiba
Follow:
Um site feito por quem ama e vive Curitiba diariamente. Conteúdo de qualidade, com o foco em política nacional, gastronomia, eventos e shows da Capital do Paraná.