Ad image

Coluna do Beto Simplicio: Você é honesto? Que tal testar seu grau de honestidade?

XV CURITIBA
8 Min Read

As 13 caravelas portuguesas lideradas por Pedro Álvares Cabral que chegaram ao Brasil no dia 22 de abril de 1.500, trouxeram a bordo não só os primeiros desbravadores e os jesuítas evangelizadores, mas também algo tremendamente indesejável e que até hoje causa enormes prejuízos à Nação. Não se trata de uma enfermidade, não. Mas uma anomalia (aberração, deformação) chamada “CORRUPÇÃO”, um mal endêmico e que desde então enraizada em vários setores da sociedade brasileira. E pensar que tudo começou no momento em que Cabral propôs aos índios trocar ouro, Pau-Brasil e outras riquezas brasileiras por “presentes”, que não passavam de quinquilharias.   

Foram mais de 500 anos para que o brasileiro descobrisse que é simplesmente impossível conviver com a corrupção, que tanto males tem causado a todos os cidadãos, especialmente aos mais carentes. Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) revela que cerca de um terço de nossa carga tributária, uma das maiores do mundo (38% do PIB- Produto Interno Bruto), está sendo desviado pela corrupção.

 

Este dinheiro que deveria estar sendo revertido em educação, saúde, moradia, obras de infraestrutura e segurança da população vai parar nos bolsos de agentes públicos delinquentes, sem escrúpulo e sem índole. A verdade é que a corrupção é fruto do sistema que valoriza o ter, e não o ser. Que estimula o individualismo, em vez da solidariedade. A corrupção é fruto do sistema que subverteu os valores morais da sociedade e busca sempre cada vez mais acumular bens materiais. Tudo pode ser vendido e comprado.

 

Portanto, para combater e quem sabe um dia erradicar a corrupção é necessário não só sair às ruas, protestar, mas ter a consciência de que é preciso encarar mudanças culturais profundas para o enfrentamento desta imoralidade que tanto nos incomoda e que está presente no nosso dia a dia em todos os lugares. O brasileiro precisa entender que comportamentos simples como furar fila, falsificar carteirinhas de estudante, não respeitar as vagas preferenciais, ultrapassar em locais proibidos, ficar com o troco dado a mais por engano, mudar a etiqueta de preços de produtos para levar mais por menos,  subornar um agente de trânsito, fazer “gato” (luz, tv a cabo, internet, etc), pegar atestado médico toda vez que faltar no trabalho, também são atos de corrupção. A mudança ética em favor da sociedade começa nas atitudes de cada um.

 

Depois de todas estas explicações que tal testar sua honestidade? Está pronto para encarar o desafio? Podemos começar? Faça o teste e descubra em que nível de honestidade você se encontra. Assinale a resposta que melhor lhe convier, usando o máximo de sinceridade possível:

 

1- Você caminha pela rua movimentada e vê cair da bolsa de uma senhora elegantemente vestida um pacote de dinheiro. Só você vê este fato, pois ela caminha à sua frente. Sua provável atitude é:

 

a) Apanhar o pacote com notas e tomar o caminho oposto.

b) Pegar o pacote, escondê-lo e em seguida seguir a pessoa até sua casa, fazendo contato depois, visando receber uma recompensa.

c) Chamar a pessoa imediatamente para que apanhe o pacote de dinheiro ou entregá-lo.

d) Guardar a metade do dinheiro e devolver apenas uma parte.

e) Devolver o dinheiro que passou, pagando as compras justamente.

 

2- Você sem querer causou dano a uma máquina ou equipamento em seu setor de trabalho. Ninguém viu o fato e você tem certeza que o patrão despedirá por justa causa quem tenha dado o prejuízo. Sua provável atitude será:

a) Não digo nada a ninguém.

b) Digo ao patrão que sem quem foi, e faço-o prometer que não punirá com demissão a pessoa.

c) Conto ao patrão e assumo as consequências.

3- Você está inscrito (a) num concurso público e alguém o (a) procura para vender o gabarito. Sua provável atitude será:

a)Pagar o preço justo e nada contar a alguém.

b) Denunciar imediatamente às autoridades a fraude.   

 

4- Uma pessoa da família está com uma doença incurável, mas não sabe disso. Você foi incumbido (a) de dar a notícia dos exames finais. Você lhe dirá a verdade sobre a doença?

a) Não direi.

c) Direi sim.

 

 5- Você viu alguém cometendo um crime. A polícia consegue localizá-lo (a) como testemunha, mas você foi ameaçado (a) de morte pelo assassino. Neste caso você:

a)      Nada falaria sobre o que viu.

b)      b) Falaria desde que a polícia lhe desse garantias de vida.

c)       c) Falaria tudo que soubesse e assumiria as consequências.

 

6- Você está dirigindo por uma avenida deserta e, ao distrair-se, sai da pista e atropela um lindo cão pastor-alemão que estava deitado na calçada. Sua provável atitude será:

a) Seguir em frente, afinal cão é cão.

b) Parar e prestar socorro ao animal.

7- Ao pegar o extrato de sua conta bancária, você percebe estar com um saldo muito alto, superior ao que deveria ser. Sua atitude mais provável será:

a) Tirar todo o dinheiro e colocar em outra conta.

b) Usar o dinheiro até aparecer um comunicado do banco.

c) Comunicar imediatamente ao banco sobre o ocorrido.  

 

8- Você está jogando futebol ou qualquer outro esporte coletivo, e comete uma falta muito importante que poderá resultar em perda de pontos para o seu time. Você assume a falta?

a) Jamais.

b) Sim, imediatamente.

 

9- Você tem absoluta certeza de que ninguém jamais saberá quem apanhou um maço de notas no valor de cem mil dólares, deixados ao acaso num gaveta da mesa do gerente do seu banco ou empresa. Você viu quando ele saiu da mesa para ir ao banheiro. Bastará você enfiar a mão na gaveta colocar o dinheiro em sua bolsa e sair. Não há ninguém além de você por perto e que possa identificá-lo (a). Você teria coragem para apanhar o dinheiro?

a) Sim, teria.

b) Não teria.

Depois responder o teste, envie-o a pelo menos dois amigos, para que avaliem suas respostas. Para saber o resultado de sua avaliação vá ao seguinte endereço: http://www.comosou.com/teste-seu-grau-de-honestidade_71/  Dependendo o resultado, faça uma autocensura de seus atos. Você será uma pessoa melhor e, com certeza, fará escolhas melhores…

 

Share this Article
Posted by XV CURITIBA
Follow:
O Portal XV Curitiba é um dos principais sites de notícias de Curitiba, capital do Paraná. Reconhecido por seu compromisso com a verdade e a integridade jornalística, o portal se dedica a cobrir todas as facetas da vida na cidade.
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *