Cólera mostrou que o punk brasileiro está mais vivo do que nunca

XV CURITIBA
6 Min Read

A noite dessa sexta-feira no PsychoCarnival apresentou ao público um coletivo de sonoridades para satisfazer o público diverso e exigente que lotou o Jokers até a madrugada. Pontualmente as 20 horas, com a casa ainda recebendo o público, a banda B.A.R. aqueceu os ouvidos roqueiros com um show antológico.

Em seguida foi a vez dos mineiros do Light Strucks, trio de Surf Punk Instrumental de Uberlândia que tinham recém tocando em São Paulo, deram uma passada no Festival para sua apresentação e seguem em turnê pelo país, sem muito tempo para aproveitar os outros dias do PsychoCarnival. Formado no ano de 2015 por Chelo Lion (bateria), Gordon Rise (baixo) e Flávio Jordok (guitarras) que conversou conosco após o show. “Estamos feliz pra caramba porque o PsychoCarnival é algo que a gente sempre acompanhou. É um dos maiores Festivais do mundo do gênero. Você não tem isso em muitos lugares da América Latina, um evento com esse peso e com tantas bandas boas. Estamos honrados em tocar aqui”.

Lá em Uberlândia, costumo dizer que é uma cidade de músicos, você chuta uma árvore e cai uns dez músicos, é muita banda mesmo, a cena é forte. Nós todos da banda temos outros projetos de estilos diversos, eu sou pianista também e me aventuro pelo jazz e outras coisinhas mais. Isso é legal porque vai formando público e todo mundo vai fazendo muitas coisas diversas. Mas é bem diferente de Curitiba que tem uma galera que é fã mesmo, que sabe o que quer, isso é diferente, isso é único no Brasil”, completou Flávio Jordok.

Fish N’ Creepers de Curitiba e Ghost Bastards da Argentina subiram ao palco do Festival para reafirmar que mesmo se ampliando e abrindo a programação para outros estilos, o PsychoCarnival tem na sua essência o que de melhor está sendo produzido atualmente no Psychobilly pelo planeta.

- Advertisement -

A icônica banda de punk rock Pelebrói Não Sei?, após um hiato de 18 anos sem novas composições, lançou em 2023 a obra e teve a responsabilidade de aquecer a plateia para o grande show da noite do Cólera. Com letras bem-humoradas e um som rápido e bem trabalhado, o tom “pelebrônico” do show mostrou a todos que eles continuam com a mesma energia dos piás que eram há 30 anos atrás.

Nesta edição de 2024, a organização do Festival tem mostrado que o evento segue todos os padrões dos grandes festivais internacionais no quesito pontualidade. Como anunciado, o Cólera subiu ao palco exatamente a uma hora da manhã para agradar os idosos que os conheciam desde a década de 80, como os jovens que os tem como referência do punk nacional.

O Cólera é um dos precursores do Punk no Brasil. Formado em 1979, a banda teve como vocalista e guitarrista o lendário Redson Pozzi, que faleceu em 2011. O álbum “Pela Paz Em Todo o Mundo” (1986) é um dos principais discos da história do Punk brasileiro. “Viemos ao PsychoCarnival para acrescentar algo ao Festival, compartilhar experiências com as bandas e o público, além de encontrar velhos amigos que temos aqui em Curitiba e região!”, disse o baterista e integrante fundador do Cólera, Pierre.
Neste sábado, (10), dia do Ano Novo Lunar e início do ano do Dragão no calendário chinês, o Psycho se multiplica espalhando-se pela cidade, com eventos no Cão Veio, TUC, lado B e claro, no Jokers.
Serviço:
Sábado (10)
Cão Veio – R. Alferes Ângelo Sampaio, 1744 – Água Verde
12h – Almoço de Confraternização
15h – Hillbilly Rawhide (Curitiba)

Teatro Universitário de Curitiba (TUC) – Galeria Júlio Moreira, Tv. Nestor de Castro, s/nº – Centro
13h – Debate sobre “Produção cultural e fortalecimento da cena, partindo de políticas públicas”, com Jeff Araújo.
15h – Show com a banda Los Clandestinos (São Paulo).

Lado B – R. Inácio Lustosa, 517 – São Francisco
16h – Rötö (Maringá)
17h – Vida Ruim (Curitiba)

Jokers Pub – Psycho Carnival 2ª Noite
19h – Big Bull & His Selfish Band (Uberlândia)
20h – Redlightz (Curitiba)
21h – Spitfire Demons (São Paulo)
22h – Mongo (Curitiba)
23h – Voodoo Zombie (Chile)
00h – The Mullet Monster Mafia (Piracicaba)
1h – Ovos Presley (Curitiba)

Jokers Pub
R. São Francisco, 164 – Centro, Curitiba – PR, 80020-190
Telefone: (41) 3324-2351
Ingressos: Bilhetto (https://bilheto.com.br/comprar/1945/psycho-carnival-2024) – também podem ser adquiridos no local (existe estacionamento ao lado).

Share this Article
Posted by XV CURITIBA
Follow:
O Portal XV Curitiba é um dos principais sites de notícias de Curitiba, capital do Paraná. Reconhecido por seu compromisso com a verdade e a integridade jornalística, o portal se dedica a cobrir todas as facetas da vida na cidade.