A Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) realizou relevantes ações em prol da população curitibana em 2021. Foram disponibilizados durante o ano 450 documentos de propriedade para moradores que estavam em situação irregular. A Companhia também inaugurou o Escritório Local do Caximba (ELO), primeira obra física do maior projeto socioambiental da história recente de Curitiba.
Os 450 lotes que foram beneficiados com os títulos de propriedade em 2021 fazem parte da Vila Acrópole, no Cajuru; Vila Prado, no Prado Velho; Ferrovila Minas Gerais, no Guaíra; e Moradias Pinhão, no Sítio Cercado.
O número de títulos entregues desde 2017 chegou a 6.322. São famílias que passaram a fazer parte da “cidade formal”, após anos na irregularidade. Foram priorizados os contratos em nome das mulheres, pois segundo o prefeito Rafael Greca, “elas são os pilares da família.” Com o documento, a propriedade da terra está garantida e poderá ser passada de geração em geração.
No segundo semestre de 2021, o serviço social da Cohab estreitou os vínculos com a comunidade da Vila 29 de Outubro – foco do projeto Gestão de Risco Climático Bairro Novo do Caximba.
Foi inaugurado o Escritório Local do Caximba (ELO), um equipamento que funciona como um plantão permanente da Cohab para atender diariamente as demandas da comunidade. Uma equipe exclusiva foi contratada e treinada para atuar no ELO. Também começou a funcionar o Fala Caximba – serviço telefônico à disposição dos moradores pelo 3221 8328.