Uma cozinheira de 35 anos, identificada como Susan Sena, acusa a rede varejista Magazine Luiza de injúria racial. Segundo Susan, o episódio ocorreu após ela realizar uma compra pelo aplicativo da empresa no último sábado (4). Ao receber um e-mail de confirmação de cadastro, a mensagem começava com a saudação: “Olá, Macaca”. O caso está sendo investigado pelo 50º Distrito Policial, no Itaim Bibi, zona oeste de São Paulo.
De acordo com Susan, para efetuar a compra, ela precisou recuperar uma conta antiga cadastrada em 2011, enviando uma foto para reconhecimento facial. No dia seguinte à compra, ela percebeu o teor ofensivo no e-mail. Em outros comunicados enviados pela Magalu, o nome correto dela foi utilizado. Em vídeo publicado nas redes sociais, a cozinheira expressou sua indignação e afirmou que o e-mail era legítimo, confirmado pela própria delegacia responsável pelo caso.
Em nota, o Magazine Luiza lamentou o ocorrido, mas alegou que o incidente não está relacionado ao processo de biometria, ressaltando que todas as operações de reconhecimento facial e envio de mensagens são realizadas de forma automática e sem interação humana. A empresa também informou que, como medida preventiva, excluiu o campo “apelido” de seus cadastros e implementou uma lista de palavras inapropriadas que serão bloqueadas nos formulários.
O caso foi registrado como injúria racial, e a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo afirmou que diligências estão em andamento para apurar como a palavra ofensiva foi inserida no cadastro de Susan e identificar os responsáveis.