Cinco jovens do povo guarani mbya morreram em um acidente na BR-373, no Paraná, durante a madrugada de domingo, 30 de março. A colisão envolveu um carro de passeio e um caminhão. O motorista do caminhão e uma bebê que também estava no carro sobreviveram; a criança teve apenas ferimentos leves.
As vítimas eram da aldeia Palmeirinha do Iguaçu, situada na Terra Indígena Mangueirinha, no município de Chopinzinho, região Sudoeste do estado. Segundo informações confirmadas pela Comissão Guarani Yvyrupa, os jovens retornavam de um baile em uma comunidade kaingang quando ocorreu o acidente.
Foram identificados como vítimas fatais: Diegson Renan Pires, de 19 anos; Eliel Karai Tataendy, de 22; Elison Jeguaka Mirim Ribeiro, de 22; Jaqueline Jerá, de 19; e Jonas Pires de Lima, de 14 anos. Parte dos jovens estudava na escola indígena da aldeia e alguns eram pais de crianças pequenas.
A Comissão Guarani Yvyrupa emitiu uma nota de pesar lamentando a tragédia e afirmando que a perda abalou toda a comunidade indígena. De acordo com o comunicado, “quando uma vida jovem se perde, perdemos parte do futuro de nosso povo”.
As circunstâncias do acidente estão sendo apuradas pelas autoridades competentes