A formação de um ciclone extratropical entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul, prevista para esta quarta-feira (23), traz alerta de condições climáticas severas para o Paraná na quinta-feira (24). Segundo informações do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), o fenômeno atmosférico tem potencial para causar fortes ventos e temporais, atingindo diversas regiões do estado.
O meteorologista Lizandro Jacóbsen explica que, inicialmente, o avanço de uma frente fria provocará instabilidades nas áreas oeste e sul do Paraná. “O tempo continua muito abafado nas áreas mais ao norte. Assim, a tendência é que tenhamos mesmo algumas tempestades, mas ainda de forma localizada”, detalhou Jacóbsen. Com o decorrer da quinta-feira, as chuvas devem se espalhar por outras regiões, acompanhadas de riscos de vendaval e queda acentuada de temperatura.
Os ciclones extratropicais são formados pela interação entre massas de ar quente e frio, geralmente em latitudes médias. No Paraná, esse fenômeno não é incomum, mas requer atenção especial devido à sua capacidade de causar estragos significativos, como alagamentos, queda de árvores e destelhamentos, especialmente em áreas urbanas.
Além da chuva e dos ventos, há previsão de queda nas temperaturas após a passagem do ciclone. A recomendação para os paranaenses é de atenção redobrada, especialmente em relação a atividades ao ar livre e o cuidado com objetos que possam ser levados pelo vento.