Ciclone extratropical impulsiona frente fria e pode trazer temporais ao Paraná

2 Min de leitura
Foto: Geraldo Bubniak/AEN

A formação de um ciclone extratropical no Atlântico Sul, próximo à costa da Argentina, está impulsionando o avanço de uma nova frente fria na região Sul do Brasil. A mudança no tempo já começa a ser sentida nesta quarta-feira (12), com previsão de chuva e queda de temperatura em diversas regiões, especialmente no Paraná e no Rio Grande do Sul.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o estado paranaense está sob alerta laranja devido ao risco de temporais. As chuvas podem variar entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, o que aumenta a possibilidade de alagamentos, deslizamentos de terra e transbordamento de rios, principalmente em áreas vulneráveis. O alerta se estende até quinta-feira (13) e atinge principalmente a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral do estado.

Segundo o Simepar, a frente fria avança pelo oceano, mantendo elevados os índices de instabilidade atmosférica no Paraná. A previsão aponta que as tempestades devem se intensificar a partir da tarde desta quarta-feira, especialmente no oeste, noroeste e norte do estado, onde as temperaturas devem se aproximar dos 30°C. Já em Curitiba, o céu permanecerá encoberto, com pancadas de chuva previstas entre o fim da manhã e a tarde. Na capital, as temperaturas devem variar entre 17°C e 25°C.

 

Compartilhe o artigo