Chuvas intensas fazem nível da água subir em menos de 24 horas no Rio Grande do Sul

XV CURITIBA
2 Min de leitura
Foto: Reprodução/ Agência Brasil

As chuvas intensas no Rio Grande do Sul continuam causando grandes prejuízos em diversos municípios. Nas últimas 24 horas, os volumes de precipitação superaram os 100 mm em várias regiões, conforme o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Viamão registrou 123,6 mm de chuva, Porto Alegre 114,1 mm, e Gravataí 100,4 mm.

Em Porto Alegre, as fortes chuvas voltaram a inundar ruas na quinta-feira (23/5), levando à suspensão das aulas nas escolas públicas e particulares nesta sexta-feira (24). Ao todo, 28 municípios foram fortemente atingidos pelas chuvas. Alvorada registrou 97,4 mm de chuva e Ijuí 94,8 mm nas últimas 24 horas. Bairros como Belém Novo e Jardim Botânico, em Porto Alegre, também tiveram mais de 100 mm de chuva, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A Defesa Civil do estado divulgou um boletim informando que até o momento as chuvas já causaram 163 mortes no Rio Grande do Sul, com 65 pessoas ainda desaparecidas. Mais de 500 mil pessoas estão desalojadas e 469 municípios foram afetados pelas enchentes.

O nível do Guaíba, em Porto Alegre, tem oscilado desde quarta-feira (22/5). Na manhã desta sexta-feira, às 9h15, o nível estava em 3,93 metros, enquanto a cota de inundação é de 3 metros.

A situação é crítica e as autoridades continuam monitorando o cenário, prestando assistência às vítimas e tentando minimizar os danos causados pelas enchentes.

Compartilhe o artigo
Follow:
O Portal XV Curitiba é um dos principais sites de notícias de Curitiba, capital do Paraná. Reconhecido por seu compromisso com a verdade e a integridade jornalística, o portal se dedica a cobrir todas as facetas da vida na cidade.