As intensas chuvas que vêm atingindo o Paraná trouxeram um espetáculo de tirar o fôlego às Cataratas do Iguaçu, no oeste do estado. Nesta segunda-feira (9), a vazão das quedas d’água atingiu impressionantes 7,7 milhões de litros por segundo, segundo dados do monitoramento hidrológico automático da Companhia Paranaense de Energia (Copel). Esse volume é cinco vezes maior que a média histórica, de 1,5 milhão de litros por segundo, e transforma as famosas quedas em um cenário ainda mais grandioso.
Apesar do aumento significativo do volume de água, as atividades turísticas no lado brasileiro seguem funcionando normalmente. A Urbia Cataratas, empresa responsável pela gestão do Parque Nacional do Iguaçu, informou que as passarelas e passeios permanecem abertos ao público. Contudo, medidas de segurança já estão previstas para o caso de a vazão alcançar 10 milhões de litros por segundo, momento em que o acesso à passarela será temporariamente interditado para garantir a proteção dos visitantes.
No lado argentino, a situação é diferente. Desde sábado (7), a passarela que dá acesso às quedas foi fechada e não há previsão de reabertura. Apesar disso, outras áreas do parque argentino permanecem acessíveis aos turistas, oferecendo alternativas para quem deseja apreciar a beleza das Cataratas.
O aumento da vazão é consequência direta das chuvas constantes que têm caído ao longo do leito do Rio Iguaçu, que nasce próximo a Curitiba e percorre o estado no sentido leste-oeste até encontrar o limite entre Brasil e Argentina. As chuvas mais intensas foram registradas no sudoeste do Paraná, contribuindo para o expressivo volume que hoje embeleza o cenário natural.
O espetáculo atrai visitantes e reforça a grandiosidade do patrimônio natural que são as Cataratas do Iguaçu, uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza. Mesmo com o cenário deslumbrante, as autoridades reforçam a necessidade de atenção às condições climáticas, tanto para garantir a segurança dos turistas quanto para preservar a experiência única que o local oferece.
Ver essa foto no Instagram






