O prefeito Rafael Greca celebrou nesta quarta-feira (26/7) o aniversário de 37 anos de criação da Guarda Municipal de Curitiba, em cerimônia no Palácio 29 de Março, sede da Prefeitura. Na ocasião, houve a entrega de Medalhas de Honra a servidores por tempo de serviço e da Medalha de Mérito Borges de Macedo para 15 personalidades que contribuíram com serviços prestados à GM.
Criada em julho de 1986, com a finalidade de dar proteção a bens, serviços e instalações do município, a Guarda Municipal iniciou as atividades com 110 servidores, que atuavam em escolas, creches, unidades de saúde, terminais do transporte coletivo, praças, parques e demais equipamentos municipais. Hoje, o efetivo é de 1.461 guardas municipais presentes em todas as regiões da cidade.
“Nos orgulhamos da nossa Guarda Municipal que é voz corrente no Brasil com sua qualidade e formação. Queremos uma guarda cada vez melhor, mais cidadã e que ame o povo. Queremos guardas municipais mais próximos das pessoas, pois a verdadeira autoridade vai atrás do seu povo. Viva Curitiba e viva a Guarda Municipal”, disse o prefeito ao lado da primeira-dama, Margarita Sansone, e do vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel.
Durante a cerimônia, Greca enalteceu a iniciativa do ex-prefeito de Curitiba Roberto Requião, que teve a ideia de criar a Guarda Municipal na cidade naquela época.
Desde o início da gestão de Rafael Greca, 481 guardas municipais foram nomeados. Os guardas municipais também acompanharam uma série de inovações na segurança de Curitiba, como reforço de equipamentos, veículos e a transparência da muralha digital.
Além de todos os investimentos, o comandante da Guarda Municipal de Curitiba, Carlos Celso dos Santos Junior, destacou o protagonismo da corporação no cenário nacional. “Hoje somos a única Guarda Municipal do país participando do grupo de trabalho em Brasília que discute a diretriz nacional para o uso das câmeras corporais”, lembrou.
Medalhas de Honra
Ao todo, 194 servidores foram agraciados com medalhas de honra por tempo de serviço: a Gralha Azul (10 anos), a Falcão Peregrino (20 anos) e a Harpia (30 anos). Quatro servidores receberam a medalha de 10 anos, três deles a de 20 anos e a maioria, 187, a medalha de 30 anos.
Sobre a origem histórica das medalhas de honra, o secretário de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos, destacou que elas foram criadas para reconhecer o esforço de cada soldado em suas batalhas.
“Nossa batalha diária é transformar a cidade de Curitiba em uma cidade melhor para cada curitibano e o prefeito Rafael Greca é nosso general nessa missão”, lembrou Matos, que também foi um dos agraciados com a medalha Borges de Macedo.
Amigos da Guarda
A Medalha de Mérito Borges de Macedo – Amigo da Guarda foi entregue a 15 autoridades e personalidades pelos serviços prestados à GM: a primeira-dama de Curitiba, Margarita Sansone; o vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel; o deputado estadual Tiago Amaral; os secretários municipais Péricles de Matos (Defesa Social e Trânsito), Luiz Fernando Jamur (Governo Municipal e presidente do Ippuc), Cristiano Hotz (Planejamento, Finanças e Orçamento), Maria Sílvia Bacila (Educação), Marilza do Carmo Oliveira Dias (Meio Ambiente), e Luiz Gusi (Segurança Alimentar e Nutricional); a presidente da Fundação de Ação Social, Maria Alice Erthal; o presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Alexandre Matschinske; e os superintendentes da Secretaria de Defesa Social e Trânsito, José Semmer Neto (Executivo) e Rosangela Battistella (Trânsito). Não estavam presentes, mas também foram agraciados o deputado federal Pedro Lupion e a procuradora-geral do município, Vanessa Volpi.
Intitulada carinhosamente pela corporação como madrinha da guarda, a primeira-dama Margarita Sansone, bastante emocionada, agradeceu a homenagem e falou em nome dos demais homenageados. Ela foi quem idealizou o projeto de uso das câmeras corporais pela Guarda Municipal.
“Vocês são nossos heróis de cada dia, às vezes invisíveis. Todos estão dentro do meu peito, do meu coração, estou muito feliz por estar aqui”, agradeceu Margarita.
“É com imensa alegria que vejo a construção que estamos fazendo juntos. A GM, assim como nossa cidade, está em permanente construção. São homens e mulheres fundamentais para a nossa cidade”, destacou o vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel.