Centro de Curitiba terá bloqueios de ruas para o Desfile das Escolas de Samba neste fim de semana

Foto: José Fernando Ogura/SECOM

A Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT) informou que o Centro de Curitiba passará por bloqueios viários neste sábado (14/2) e domingo (15/2) para a realização do Desfile das Escolas de Samba do Carnaval 2026.

As principais interdições ocorrerão na Avenida Marechal Deodoro, no trecho entre as ruas Mariano Torres e Desembargador Westphalen, local onde será montada a estrutura e realizado o trajeto dos desfiles. Os bloqueios serão feitos de forma gradual, conforme o horário.

No sábado e no domingo, a partir das 12h, a Marechal Deodoro ficará bloqueada entre a Rua João Negrão e a Marechal Floriano Peixoto. Já a partir das 17h, a interdição será ampliada, passando a abranger o trecho entre a Rua Mariano Torres e a Desembargador Westphalen.

Além disso, a partir das 17h, outras vias nas imediações do evento também terão restrições de tráfego. Na esquina da Marechal Floriano Peixoto com a Rua André de Barros, motoristas que estiverem na André de Barros não poderão acessar a Marechal Floriano. Situação semelhante ocorrerá no cruzamento da Rua Dr. Muricy com a Cândido Lopes, onde quem estiver na Cândido Lopes não poderá entrar na Dr. Muricy. Já na Rua José Loureiro, não será permitido acessar a Barão do Rio Branco.

- Advertisement -

Os bloqueios devem permanecer até aproximadamente às 5h do dia seguinte, dependendo do andamento do evento e da liberação segura das vias.

A SMDT também informou que, fora dos horários de interdição, o estacionamento rotativo do lado esquerdo da Avenida Marechal Deodoro, entre a Barão do Rio Branco e a Marechal Floriano Peixoto, permanecerá bloqueado para a montagem das estruturas do desfile. Nesse período, o tráfego seguirá pelas duas faixas da direita da via.

O Carnaval 2026 contará com a participação de dez escolas de samba, sendo cinco do Grupo Especial e cinco do Grupo de Acesso, que disputarão o título do carnaval curitibano. Para receber o público, a arquibancada terá capacidade para 3 mil pessoas, incluindo espaços reservados para pessoas com deficiência ou com dificuldade de locomoção. Na altura da Rua Monsenhor Celso, do lado direito da pista, haverá ainda uma área exclusiva para idosos, gestantes e pessoas com deficiência, além da disponibilização de 140 banheiros.

Agentes de trânsito estarão distribuídos pela região para orientar motoristas e pedestres. A recomendação é que os condutores evitem circular pela área durante os horários de interdição e utilizem rotas alternativas.

 

Compartilhe o artigo