Uma equipe da Secretaria da Educação do município catarinense de Balneário de Arroio do Silva, próximo a Criciúma, visitou nesta quinta-feira (04/11) o Centro de Ensino Estruturado para o Transtorno do Espectro Autista (CEETEA) da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba, primeiro do Brasil nesse modelo.
Inaugurado em setembro de 2019, o Centro de Autismo retomou neste segundo semestre o atendimento presencial de estudantes da rede municipal, que vinha sendo feito de maneira remota devido à pandemia da covid-19.
A secretária municipal da Educação de Curitiba, Maria Sílvia Bacila, e a diretora do Departamento de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado (DIAEE), Gislaine Coimbra Budel, receberam a secretária da Educação de Arroio do Silva, Dayane Freitas da Rosa Leonardeli, acompanhada da diretora de educação infantil da pasta, Berenice Gomes Fontanella, da técnica pedagógica Alessandra Aparecida Alves da Rocha e do técnico Gustavo Willemann Alves.
A intenção, segundo Dayane e Berenice, é implantar um centro específico para esse público em Arroio do Silva, que tem 18 mil habitantes e dois mil estudantes na rede municipal.
Desde sua criação, diversos municípios, entre eles Cascavel (PR), Palotina (PR) e Gaspar (SC), já conheceram a metodologia própria do CEETEA, desenvolvida pela equipe do DIAEE, e as instalações. O centro tem seis salas para atendimento individual, além de uma sala para a Escola de Pais e outra para formações profissionais.
“As famílias contam com um trabalho personalizado de orientação, tanto com relação aos cuidados com os filhos em casa quanto aos cuidados dos responsáveis pelo estudante”, destacou Maria Sílvia.
O Centro de Autismo é mais uma opção para atender esses estudantes em inclusão, que já recebem atenção nos Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializado (CMAEEs), nas Salas de Recursos e nos demais programas da Educação Especial de Curitiba.