As pessoas em situação de rua têm uma nova unidade de atendimento no Centro. É a Central de Encaminhamento Social 24 Horas, inaugurada oficialmente pela Fundação de Ação Social (FAS), nesta terça-feira (19/3), em comemoração aos 326 anos de Curitiba.
A cerimônia foi comandada pelo prefeito Rafael Greca e contou com a presença do vice-prefeito, Eduardo Pimentel, e do presidente da FAS, Thiago Ferro.
Em funcionamento desde 22 de novembro, na Rua Francisco Torres, 500, a Central funciona como um ponto de referência para a população de rua, que pode buscar atendimento espontaneamente ou chegar ao local encaminhada pelas equipes da FAS ou pela rede – composta pela Guarda Municipal, Polícia Militar, Secretaria da Saúde ou até outros municípios.
“A grandeza do nome de uma cidade se mede pelo que ela oferece a quem mais precisa e aos mais vulneráveis. É muito importante que a cidade se distinga pelo serviço social. Ninguém é tão vulnerável e tão pobre que mereça morar na rua. Rua não é moradia”, afirmou o prefeito.
Greca destacou que a atual gestão “trabalha para erguer as pessoas, socorrer quem está caindo, abraçar e apoiar quem está precisando e também tranquilizar a população.”
O prefeito lembrou ainda do trabalho dos voluntários do Expresso Solidariedade e das refeições acessíveis fornecidas pelos restaurantes populares. "A mesa é o primeiro degrau do resgate social, da dignidade, depois a cama limpa, o banho quente, o apoio, o erguimento e sempre o abraço”, disse.
Localização estratégica
O presidente da FAS lembrou que a Central 24 Horas foi implantada estrategicamente no Centro para possibilitar a ampliação do atendimento na região que concentra o maior número desse público. “Mais de 60% das pessoas em situação de rua de Curitiba estão na região central", informou. "Assim conseguimos atender com agilidade e fazer os encaminhamentos necessários para cada pessoa.”
A unidade recebeu toda a infraestrutura do antigo Centro de Abordagem Social 24 Horas, que estava instalado no bairro Portão, e era responsável pelo serviço especializado de abordagem social a partir das solicitações feitas à Central 156.
Com a mudança de endereço, a unidade teve atuação ampliada. Hoje, além dos educadores sociais que fazem a abordagem, conta com equipe técnica para fazer a escuta qualificada e encaminhamentos.
Além disso, quem procura a unidade recebe informações e orientações para acesso a serviços e pode ser inscrito no Cadastro Único para receber benefícios sociais. Todas as pessoas atendidas no local passam a ser acompanhadas e monitoradas pelas equipes, que têm como objetivo final a saída da situação de rua.
A Central de Encaminhamento Social não oferta serviços de convivência e acolhimento e funciona das 7h às 19h para busca espontânea. Já a abordagem social é 24 horas por dia. Desde sua abertura, quase 1.300 pessoas foram atendidas no local.