Cemitério Municipal será aberto para visitas guiadas noturnas gratuitas. Saiba como participar

XV CURITIBA
3 Min de leitura
Visita guiada noturna no Cemitério Municipal São Francisco de Paula. Curitiba, 11/05/2022. Foto: Hully Paiva/SMCS

Os portões e as histórias do Cemitério Municipal São Francisco de Paula vão se abrir novamente, nesta semana, para as visitas noturnas guiadas promovidas pela Prefeitura de Curitiba. Serão 240 vagas gratuitas e as inscrições serão abertas às 12h desta terça-feira (1º/8).

 

As visitas noturnas serão na quarta (2/8), quinta (3/8), sexta (4/8) e no sábado (5/8), das 19h às 22h. São 60 vagas disponíveis para cada noite.

 

A diretora de Serviços Especiais da Secretaria do Meio Ambiente, Clarissa Grassi, que também é pesquisadora cemiterial e responsável pela programação, explica que as vagas gratuitas para a visita guiada noturna se esgotam rapidamente. A recomendação é que os interessados já estejam logados e em frente ao computador às 12h de terça-feira (1º/8) para tentarem uma vaga.

 

O sistema de inscrição para as Visitas Guiadas ao Cemitério Municipal São Francisco de Paula é feito pelo site Guia Curitiba, que é a plataforma de gestão dos eventos da Prefeitura de Curitiba. Para se inscrever é necessário estar registrado no e-Cidadão.

 

“Centenas de pessoas realizam o login pelo Guia Curitiba no mesmo horário, portanto as mesmas inscrições são realizadas simultaneamente. Lembramos que as inscrições são individuais, justamente para que o processo de ocupação das vagas seja realizado de forma isonômica e ágil, sem qualquer tipo de favorecimento”, explicou Clarissa Grassi.

 

Quem não conseguir participar das visitas noturnas nesta semana pode ficar tranquilo. Até o fim do ano serão feitas novas sessões, uma vez por mês, com o calendário sendo divulgado pelos canais de comunicação da Prefeitura de Curitiba.

 

Mais de dez mil pessoas já participaram da atividade, desde 2017, quando ela foi institucionalizada.

 

História da cidade

O Cemitério Municipal São Francisco de Paula reúne entre seus muros inúmeras personalidades que fizeram parte da história da cidade. Conduzida pela pesquisadora Clarissa Grassi, a Visita Guiada Noturna tem como objetivo explorar a cidade dos mortos, partindo de um olhar focado nas trajetórias das pessoas ali sepultadas.

A visita guiada noturna reúne informações sobre arquitetura, geologia, simbologia e arte presentes nos túmulos do equipamento público mais antigo da cidade.

Serviço

Inscrições para as visitas guiadas noturnas no Cemitério Municipal São Francisco de Paula
Abertura: às 12h de terça-feira (1º/8) no Guia Curitiba
Datas das visitas: de 2/8 a 5/8, das 19h às 22h
Local: Cemitério Municipal São Francisco de Paula (Praça Padre João Sotto Maior, s/nº – São Francisco)

Compartilhe o artigo
Follow:
O Portal XV Curitiba é um dos principais sites de notícias de Curitiba, capital do Paraná. Reconhecido por seu compromisso com a verdade e a integridade jornalística, o portal se dedica a cobrir todas as facetas da vida na cidade.