Uma ceia natalina de encher os olhos e dar água na boca foi servida a 380 pessoas em situação de rua, na noite deste domingo (20/12), no refeitório do Centro Pop Plínio Tourinho, no Rebouças. A iniciativa foi do projeto Mesa Solidária, que há um ano reúne órgãos públicos municipais (que cedem os espaços) e voluntários (responsáveis por preparar refeições). A comida é servida a quem precisa, em mesas equipadas com pratos e talheres.
O local ganhou até um elemento extra em sua decoração temática: um boneco de neve luminoso, criado e executado por pessoas atendidas pela Fundação de Ação Social (FAS), sob supervisão dos educadores sociais da unidade. “Teve até quem fizesse fila para tirar foto ao lado do boneco, feito com copos descartáveis colados”, conta a gerente da FAS no Mesa Solidária, Grace Puchetti.
Com os convidados obedecendo às exigências de distanciamento social e higiene indispensáveis à prevenção à covid-19, o jantar começou a ser servido às 18h, em duas etapas. No cardápio caprichado, preparado no Mercado Municipal, lombo suíno ao molho de abacaxi, arroz à grega e farofa. Para acompanhar, refrigerante. De sobremesa, bolo de pote e donut.
O clima natalino ficou completo com a entrega do presente para cada participante da festa: um kit com itens de higiene.
Esforço conjunto
Por trás dessas delícias estavam voluntários dos projetos Anjos Noturnos, Filantropia Maçônica, Super Amigos Solidários, equipe da FAS e Igreja Mundial do Reino de Deus.
O Projeto Solidário Anjos Noturnos de Curitiba foi criado em 2017 pela advogada Sandra Regina Rangel Silveira. A Filantropia Maçônica é encabeçada pelo advogado André Romero de Souza e por Antônio Carlos Santin, da Loja estrela do oriente 144 – GOP, e se expandiu pela organização.
Também participaram da ação Pablo Vieira e Letícia Mendes, da Dóffe Donuts e Coffe; Debora Sass e Micael Cuevas, da Dide Confeitaria; além de Marcelo Apene, Thays Ferrão, Hélio Rossi, Letícia Kataniwa, Rogério Dante Jr, Keide Pelegrini, Maurício Grillo e Alysson Wischy.