Uma chuva de bolhas de sabão lançadas no momento de cantar o Parabéns pra Você marcou a abertura das celebrações dos 329 anos de Curitiba, nesta quarta-feira (9/3), na Rua da Cidadania de Santa Felicidade. O prefeito Rafael Greca participou da solenidade, que também contou com a presença de 300 estudantes de quatro escolas municipais da regional.
“Esta festa é para que ninguém se esqueça de quem é e da origem de cada um”, disse Greca, olhando para os estudantes das escolas Paranaguá, Foz do Iguaçu, Sônia Kenski e Monsenhor Boleslau Falarz.
Ele também lembrou que neste ano o aniversário de 329 anos da cidade coincide com os 200 anos da Independência do Brasil.
Antes de saudar a cidade pelo aniversário e receber um delicioso bem-casado entregue pelo prefeito para ser saboreado em casa, as crianças assistiram à tradicional encenação do Auto de Fundação de Curitiba e cantaram o Hino de Curitiba.
Inspirado na tela pintada por Theodoro de Bona em 1949, o Auto de Fundação de Curitiba é uma aula de história contada pelos pioneiros de Curitiba e encenada por 13 atores como parte da programação cultural pelos 329 anos da cidade.
A Banda Lyra Curitibana animou a festa, que também contou com as brincadeiras interativas com o Curitibinha – o personagem originado na coleção de livros didáticos Lições Curitibanas, lançada por Greca em sua primeira gestão de prefeito (1993-1996) e que conta às crianças sobre a cidade onde elas moram e vão viver quando adultas.