Bucólico espaço em Piraquara é um convite ao turismo local e brinde à vida
Um antigo sonho, assim começa o projeto da Cave Colinas de Pedra, que fica em Piraquara, região metropolitana de Curitiba (PR). O empresário Ari Portugal, idealizador e fundador da Cave Colinas de Pedra, em 1999 comprou uma área de 45 hectares aos fundos da Estação Ferroviária de Roça Nova, em Piraquara (PR), para em princípio criar uma pousada ecológica. No ano seguinte, uma nova oportunidade surgiu, e o empresário arrematou em leilão público, da extinta Rede Ferroviária Federal S.A – RFFSA, a estação, o túnel ferroviário desativado, localizado a 140 metros da estação e uma litorina sucateada. "Tudo ainda cabia no projeto par integrar a pousada", explica Rafaelle Portugal filho do empresário e administrador da Cave.
Após a aprovação de todos os projetos, surgiu uma nova ideia, a de viabilizar a adaptação do túnel em cave de maturação de espumantes. A partir daí, o sonho começa a ganhar força. O túnel foi fechado nas duas bocas e, por dois anos consecutivos, testes diários foram realizados: temperatura e umidade, além de contatos e pesquisas com profissionais do vinho. Ao final do período, foi constatado que a temperatura interna da Cave variava apenas 1°C ao longo de todo o ano, sendo 16°C no inverno e, no máximo 17°C, no verão, uma excepcionalidade que reunia as condições mais adequadas para a maturação de vinhos espumantes. "Foi exatamente essa constatação que fez com que a construção da pousada fosse adiada e desse início ao investimento num audacioso projeto de maturação e processos finais do vinho espumante no interior do túnel", conta Rafaelle.
O túnel possui extensão de 429 metros, com 5 metros de altura e 3,5 metros de largura. As duas portas internas, no espaço da Cave, possuem portas tipo "cofre forte", ambas de alta resistência. A capacidade de armazenamento é de 50.000 garrafas, porém existe uma cave reserva, podendo elevar esse número a 500.000 garrafas. Vale dizer que a Cave Colinas de Pedra faz a guarda, maturação e processos finais do vinho espumante, pelo método de elaboração Champenoise, que compreende a rèmuage, dégorgement, adição do licor de expedição, rolha, gaiola e rotulagem. "A primeira fase de elaboração do espumante é feita pela tradicional vinícola brasileira Cave Geisse, localizada em Pinto Bandeira (RS), de propriedade do respeitado enólogo chileno Mário Geisse, orgulho em ter essa parceria de sucesso", explica Rafaelle que ainda completa que toda administração fica por conta da família Portugal.
A Cave Colinas de Pedra oferece aos visitantes e clientes o vinho espumante da marca própria Tunnel nas versões Nature, Brut, Extra Brut, Brut Rosé, Moscatel e Moscatel Rosé.
O Tunnel Nature não possui adição de açúcar, proporcionando assim uma degustação com destaque dos seus aromas naturais. De cor amarelo-palha, com reflexos esverdeados. Perlage intenso, com bolhas pequenas e persistentes. Aromas de médio ataque, muito fresco, com leveduras, tostados, mel e frutas secas com damasco e amêndoas. Paladar encorpado, com acidez equilibrada, bastante seco. Vinho Base: Aproximadamente 80% Chardonnay e 20% Pinot Noir com tempo mínimo de maturação em cave de 24 meses. Já o Tunnel Brut possui cor amarelo-palha, com reflexos esverdeados. Sua perlage é fina e persistente. No olfato delicada mistura de frutas secas como damasco e amêndoa, com acidez agradável e boa persistência. Vinho base: Aproximadamente 80% Chardonnay e 20% Pinot Noir. Já o Tunnel Extra Brut possui a mesma coloração com perlage fina e persistente.
Já o Brut Rosé como o nome sugere, possui coloração rosada com reflexos alaranjados, resultante de um longo período de guarda. No olfato, destacam-se aromas de mel, compota de figo e rosas. Apresenta excelente textura, com acidez equilibrada com gosto marcante e agradável. Vinho base: 100% Pinot Noir com tempo de maturação em Cave de 24 meses. O Moscatel possui aroma frutado e floral, característica do varietal. Apresenta coloração amarelo-palha, com reflexos esverdeados e paladar macio e delicado, com equilibrada doçura e acidez. E o Tunnel Moscatel Rosé resultado das variedades Moscato Branco, Moscato Giallo e Moscato de Hamburgo, oferece uma tonalidade levemente rosada ao espumante, elaborado pelo Método Asti. Apresenta perfeito equilíbrio entre acidez e açúcar, contendo aromas e sabores que lembram frutas e florais.
Sobre a Cave:
A Estação Roça Nova, cuidadosamente restaurada seguindo as principais características da época, abriga em dois pavimentos, restaurante e loja de venda das Espumantes da Cave Colinas de Pedra. Na cozinha, a matriarca da família Portugal, Rosi Mari, esposa do fundador Ari, cria deliciosos pratos exclusivos, que harmonizam com os espumantes Tunnel. Além de queijos diversos, pães especiais, mini saladas e deliciosas sobremesas. A Mesa Gourmet, convida os visitantes a degustar cada prato com muita tranquilidade e, claro, apreciando uma espumante, num ambiente cheio de nostalgia, por vezes interrompido pelos apitos dos trens que passam a poucos metros da estação.
Serviço:
Dias de funcionamento: de quarta a domingo das 10 às 17 horas.
Sábados, domingos e feriados opção da Mesa Gourmet no almoço.
Contato – pelo whatsapp (41) 9 9667-5000.
** Eventos – reservas de quarta a sexta-feira (mínimo 25 pessoas) e finais de semana (sob consulta) através do email contato@cavecolinasdepedra.com.br