Neste sábado (15), agentes de saúde e da Companhia Municipal de Trânsito (CMTU) participaram de um mutirão contra a dengue na zona Norte de Londrina. O prefeito da cidade, Marcelo Belinati (PP), também esteve presente na ação e publicou um vídeo do momento em suas redes sociais.
O objetivo do mutirão foi limpar a casa de um acumulador que tinha focos do mosquito Aedes Aegypti. O local estava cheio de lixo espalhado. A ação foi concentrada no Jardim Athenas.
A região norte da cidade tem sido a mais afetada pela dengue, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com boletim divulgado pela pasta, a região norte foi responsável por 42,5% das notificações de dengue, seguida pela região oeste, com 22,5%. A zona leste representa 13,4% do total; centro 11,9%; sul 8,1%; e distritos 1,6%.
A dengue é uma doença transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti, que pode causar sintomas como febre alta, dor de cabeça, dor no corpo e vermelhidão na pele. A prevenção da doença envolve medidas como o combate aos focos do mosquito, que se reproduz em água parada.