O prefeito Rafael Greca lançou nesta quarta-feira (22/3), no primeiro dia do Smart City Expo Curitiba, a mais recente inovação da Prefeitura. É o Cartão Curitiba, o meio virtual de acesso aos serviços da Prefeitura e que foi definido por Greca como “a identidade virtual dos moradores da nossa cidade.”
A nova ferramenta pode ser acessada pelo Curitiba App, lançado no segundo Smart City Curitiba, ou baixada pelo site da Prefeitura. No aplicativo, o acesso está disponível na primeira tela. “É a cidade na palma da mão dos moradores, com o acesso aos principais serviços oferecidos pela Prefeitura de Curitiba ficando ainda mais rápido, fácil e sem burocracia”, completou o Prefeito.
Operação
O funcionamento é por QR Code e NFC (Near Field Communication, tecnologia de comunicação sem fio entre dispositivos compatíveis). “Isso porque o Cartão Curitiba é totalmente integrado ao sistema e-Cidadão, base de dados da Prefeitura de Curitiba. Quem já se cadastrou no e-Cidadão, na prática, tem o cartão automaticamente”, explica o diretor do Departamento de Inovação e Inteligência de Dados da Secretaria Municipal da Comunicação Social (SMCS), Thiago André Costa.
Cerca de 1 milhão de pessoas já estão cadastradas no sistema atual.
Etapas
O cartão, que será implementado por etapas, colocará na ponta dos dedos do público cerca de 600 serviços variados – como requisição de alvará, empréstimo de livro e compra de ingressos para espetáculos divulgados pelo Guia Curitiba. A princípio, já é possível comprar ingressos para shows.
Participaram da cerimônia de lançamento os secretários da Administração, Gestão de Pessoal e TI (Tecnologia da Informação), Alexandre Jarschel de Oliveira, e da Comunicação Social, Cinthia Genguini.