Conecte-se conosco

Arte

Carreta circense do MishMash passa pelas ruas de Piraquara nesta sexta-feira em homenagem ao mundo do circo

Publicado

em

Crédito imagens – Prefeitura de Guaratuba

O MishMash – mostra de variedades artísticas e performáticas que também ocorre no Festival de Curitiba e há 13 anos diverte famílias inteiras, crianças e adultos, com números de malabarismo, mágica, mímicas, circo, palhaçaria, música, entre outras vertentes –, promoverá, em parceria com a Prefeitura de Piraquara, ações formativas  em escolas e abrigos da cidade. As atividades fazem parte da atuação social do projeto, que tem o objetivo de inserir a realidade do cotidiano dos artistas de circo, suas características e dedicação à vida artística, para alunos da rede municipal de ensino.

Nesta sexta-feira (1º), das 17h30 até 20h, uma carreata com artistas circenses circulará pelas ruas de Piraquara, como forma de abertura das comemorações ao mês da criança. O evento contará com a presença do prefeito do município, Josimar Aparecido Knupp Fróes, bem como de autoridades locais. A carreata sairá da Rua Manoel Alves Cordeiro, no Centro, às 17h30, ao lado do Parque das Águas, passando na frente de diferentes escolas e instituições da cidade, como Escola Municipal Guilherme Ribeiro, CMEI Pingo de Gente e Manoel Eufrásio, Abrigo Elvira Lorusso do Nascimento, Escolas João Batista Salgueiro e Olga Ribas Martins, Escola Rudi Heinrichs, Escola Rural Heinrich de Souza e Praça do Céu, finalizando na CMEI Josephina. As carretas se transformarão em palcos itinerantes, em que profissionais da arte circense apresentarão algumas das suas atividades artistas, de forma acessível para toda a comunidade.

Ruas de Piraquara receberão os artistas em palcos itinerante (Créd. Pref. Guaratuba)

O MishMash já vêm levando, às escolas e abrigos de Piraquara, um pouco da realidade da família circense, em que os alunos podem conhecer sobre o cotidiano de uma criança que vive com seus pais circulando o País por meio do circo, as dificuldades sociais, mas também o resgate da magia, fantasia, alegria, esperança e dos sorrisos que os circos propagam há mais de 4 mil anos na humanidade. “É uma homenagem enorme ao mundo do circo, que estão entre as principais atrações do MishMash. Nas escolas, turmas do 4 e 5 ano do ensino fundamental estão participando de atividades educativas que mostram e refletem as diferentes culturas que cultivaram o circo e a arte circense. A ação também ocorre em um abrigo do município. Pra finalizar, uma carreata pelas ruas da cidade irá aproximar a população desses artistas. Uma homenagem linda para essa vertente cultural e artística essencial na sociedade”, explica Carol Scabora, produtora do projeto socioeducativo.

 

Além do contato com alguns dos artistas, por meio de protocolos sanitários, as crianças criam personagens, enredos e contos, junto de materiais de apoio e dinâmicas elaboradas por arte-educadores. Os professores também podem contar com o apoio dos profissionais do projeto, que elaboraram o programa dentro da realidade das salas de aula do município.

 

A produção é uma realização da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo, com apresentação da Unimed Curitiba e do Thales Group, com apoio da Ritmo Logística e da Rumo Logística, em parceria com a Prefeitura de Piraquara. Para mais informações, acompanhe as redes sociais oficiais pelo Facebook e Instagram @mishmash.oficial

Publicidade