A rede de supermercados Carrefour divulgou um comunicado na noite desta terça-feira (11) em rede nacional de televisão, respondendo às acusações de racismo sofridas por uma cliente em uma de suas lojas em Curitiba. No vídeo, a empresa ressalta que metade de seus 150 mil colaboradores são negros e afirma que repudia qualquer forma de discriminação.
O caso aconteceu no último sábado (8), quando a atriz e professora Isabel Oliveira denunciou ter sido seguida por um segurança da loja, que a tratou como suspeita. Para protestar contra o ocorrido, Oliveira voltou ao estabelecimento vestindo apenas sutiã e calcinha, com a mensagem “não sou ameaça” escrita em seu corpo.
No comunicado, o Carrefour lamentou o ocorrido e afirmou que está apurando internamente o caso, ressaltando que a empresa preza pelo respeito e pela diversidade. “A luta antirracista não começou ontem e não termina amanhã. Faremos uma grande mobilização de combate ao racismo, com toda a sociedade”, diz trecho do comunicado.
A empresa também destacou a importância da denúncia de situações de discriminação e afirmou que está à disposição para prestar o suporte necessário à cliente. “Queremos um Brasil antirracista e precisamos do Brasil com a gente!, conclui o comunicado.
O caso gerou grande repercussão nas redes sociais e trouxe à tona a necessidade de ações efetivas contra o racismo e outras formas de discriminação. A sociedade espera que empresas como o Carrefour sejam responsáveis por garantir a segurança e o respeito aos clientes, independentemente de sua raça ou gênero.
🚨CRISE: Carrefour se pronuncia na TV aberta após caso de racismo em uma de suas lojas em Curitiba: “Metade dos nossos 150 mil colaboradores são negros”. pic.twitter.com/kPn8tG0jJT
— CHOQUEI (@choquei) April 12, 2023