A previsão do tempo do Carnaval 2020 é a mesma para os que vão se fantasiar de zombies em Curitiba ou de passistas atrás dos trios elétricos no Litoral: temperaturas amenas e distantes da sensação de calor registrada nos últimos dias.
Já aqueles que vão vestir abadás de turistas em Foz do Iguaçu ou em toda a faixa Norte (das praias de água doce de Porto Rico até Ribeirão Claro) vão encarar a onda de calor e, a tiracolo, as típicas tempestades de verão.
Segundo o meteorologista Rodrigo Lins, do Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), uma frente fria se aproxima de Curitiba neste sábado (22), o que vai deixar as temperaturas mais estáveis. “As previsões indicam mínimas de 14° C e máximas na casa de 20° C na Capital, o que também se estende ao Litoral. O tempo fica mais nublado, mas também com poucas possibilidades de chuva”, afirmou. “Mas na segunda-feira essa frente fria deixa o Estado em direção ao oceano e volta a esquentar nessa região”.
As máximas do Oeste e das regiões Norte, Noroeste e Norte Pioneiro vão variar entre 24º C e 35° C durante a folia. Na região das Cataratas do Iguaçu, que deve receber 40 mil turistas no Carnaval, o calor predomina durante todo o Carnaval.
No Noroeste, que conta o turismo de Porto Rico, Icaraíma e Maringá, as temperaturas altas também requerem cuidados extras com protetor solar e hidratação. “As temperaturas seguirão muito altas nesses locais e com possibilidade de chuvas de verão muito intensas”, acrescentou Lins.
Segundo o Simepar, as chuvas nessa época do ano são provocadas pelo casamento do aquecimento diurno e da disponibilidade de umidade. Até o fim de março esses fenômenos estão associados às massas de ar quente que passam pelo Paraná.