Conecte-se conosco

Arte

Caravana Cultural leva arte aos balneários do Paraná durante a temporada de verão

Publicado

em

Até o dia 31 de janeiro, as praias e balneários do Paraná, tanto no litoral paranaense como na região Noroeste, em Porto Rico, nas margens do Rio Paraná, recebem a “Caravana Cultural” , uma ação itinerante cultural com 38 profissionais de várias frentes artísticas, que promove performances, espetáculos teatrais e apresentações circenses, além de atividades e oficinas para crianças, jovens e adultos.

As ações ocorrem junto do projeto “Verão Paraná – Viva a Vida”, em que estão inseridas apresentações de circo, com números de giros, em trapézio e de lira, performances de personagens, contações de histórias, oficinas de teatro, de construção de bonecos, de dança, de confecção de malabares, de pinturas, de missangas, de clave (para crianças, jovens e adultos), entre outras, como também atividades de arte-educação e outros espetáculos. “Neste ano a Caravana Cultural reuniu diferentes perfis de artistas, construindo um intercâmbio de profissionais. Fizemos questão de ampliar artistas de diferentes frentes. Temos profissionais dos 19 até 60 anos de idade, que atuam em circo de lona, nos teatros, em eventos e estudantes das artes cênicas. Nossa ideia sempre foi promover essa miscigenação artística, que agrega tanto para o meio cultural como para o público paranaense”, explica Carol Scabora, produtora do projeto, que reforça ainda que, neste ano, a ideia foi ampliar as questões de mercado, remunerando diferentes perfis de artistas. “Dentro do projeto resgatamos profissionais das artes que tinham abandonado a área por conta da pandemia, por isso essa ampliação de perfis se fez tão importante, oferecendo para a população que aproveita o verão no Paraná uma variedade de atrações e atividades”, completa.

 Espetáculo “Astrocirco” em Morretes

No próximo dia 16 de janeiro (domingo), a partir das 11h, a Caravana Cultural levará para o município de Morretes, uma das cidades do Paraná que mais recebem turistas durante o verão, o espetáculo “Astrocirco”, que ocorrerá no Coreto da Rua das Flores (em frente à pousada Bella Morretes Bistrô), no Centro da cidade. A história conta sobre um ser de outro planeta que cai na Terra para procurar os significados de “alegria” e “esperança”. Na aventura, ele descobre que está no estado do Paraná, no Brasil, oportunidade em que se encontra com alguns personagens circenses. Ao conviver e fazer parte do circo, ele acaba encontrando os sentimentos que tanto procurava. O espetáculo é destinado para toda a família e ainda contará com acessibilidade com intérprete de Libras.

 Programação segue nas praias, em Morretes e no Noroeste

A programação da Caravana Cultural iniciou no dia 1º de janeiro e segue até o próximo dia 31. Já foram apresentados os espetáculos nos balneários de Shangrilá (01 e 02/01)  e em Ipanema (07, 08 e 09/01)  e ainda, receberão apresentações de circo teatro os municípios de Paranaguá/Ilha do Mel (12 e 13/01), Pontal do Paraná/Praia de Leste (14, 15 e 16/01), Morretes (16/01), Matinhos/Caiobá (21, 22 e 23/01), e Guaratuba (28, 29 e 30/01), a partir das 18h, nos postos do “Verão Paraná – Viva a Vida”.

Caravana Cultural é um projeto promovido pelo Ministério do Turismo e apresentado pela Sanepar, pela Copel Pura Energia e pelo Paraná Governo do Estado.

Publicidade