Caprichoso e Garantido se unem no Festival de Curitiba pelo bem da cultura amazônica

As duas agremiações farão a abertura da 32ª edição do Festival de Curitiba, no Teatro Positivo

Felipe Almeida
5 Min Read

Capa – Cred – Annelize Tozetto

A lendária rivalidade dos bois Caprichoso e Garantido, do Festival Folclórico de Parintins recebeu uma trégua na manhã desta segunda-feira, 25, durante a coletiva de imprensa na capital paranaense. As duas agremiações, que farão a abertura da 32ª edição do Festival de Curitiba, também estão na cidade para mais duas apresentações, no Teatro Positivo, nos dias 26 e 27 de de março.

No Baixo Amazonas, a disputa entre os dois bois é tão grande que a ilha de Parintins é cindida em duas: de um lado, o território pertence aos azuis do Caprichoso; do outro, aos vermelhos do Garantido. Os partidários de cada agremiação se negam até mesmo a mencionar o nome do adversário, referindo-se ao antagonista apenas como “o boi contrário”.

“Mas hoje, aqui em Curitiba, em respeito à nossa festa e à divulgação da nossa cultura, eu vou chamar o boi contrário pelo nome, vou chamar de Boi Garantido, sim”, contemporizou o presidente do Conselho de Artes do Boi Caprichoso, Ericky Nakanome.

O apresentador do Boi Garantido, Israel Paulain, devolveu a gentileza. Ele explicou que nos dias de Festival, durante a apresentação de cada boi a torcida adversária (por lá chamada de “galera”) é obrigada a ficar em completo silêncio, sob risco de perder pontos. “Mas hoje à noite, não vamos exigir isso de vocês”, garantiu Israel. “Todo mundo vai poder ficar bem livre pra brincar e festejar com a gente.”

O armistício tem uma razão de ser: os bois querem aproveitar uma das raras passagens pelo sul do Brasil para juntar forças em favor da divulgação da cultura do norte do país. “Muitas vezes, a cultura amazônica e os nossos bois acabam sofrendo um processo de apagamento no restante do Brasil”, reclama Ericky. “Existe essa dificuldade de se inserir no restante do país, mas a gente tem muita vontade de circular, de mostrar pro Brasil inteiro a nossa arte.”

“A gente representa a Amazônia brasileira, e estamos abertos para abraçar o Brasil”, completou Israel.

Para isso, um dos mais novos recursos dos parintinenses é a participação de Isabelle Nogueira no programa Big Brother Brasil, da Rede Globo. Isabelle ocupa a posição de cunhã-poranga do Boi Garantido, tida como a mulher mais bonita da agremiação. A visibilidade em rede nacional tem rendido frutos para o Festival de Parintins, que acontece sempre na última semana de junho.

“Este ano, todos os ingressos à venda se esgotaram em dez minutos. Nossa rede hoteleira já está com lotação máxima”, conta Israel. “Eu acredito que teremos o maior festival de todos os tempos.”

A participação de um dos destaques da cultura popular amazônica num programa de tamanha audiência foi outro fator que levou os adversários históricos a se darem mais uma colher de chá: a página oficial do Boi Caprichoso chegou a publicar uma nota de apoio a Isabelle da primeira vez que a participante foi para o paredão e ficou sob o risco de ser eliminada.

“Os bois chamam a atenção à nossa região, o Baixo Amazonas. Trazem pra gente um pouco de dignidade. A gente precisa ser lembrado pelo resto do Brasil”, explicou Ericky, do Caprichoso.

“A rivalidade é a magia do Festival. Se não tiver isso, perde o sentido. Nós respiramos isso há mais de cem anos”, diz Israel. “Dentro da arena, durante o festival, a disputa é ferrenha, mas fora a gente tem uma relação de amizade, de respeito.”

Temporada de Musicais

No Festival de Curitiba, a primeira noite de apresentação do Duelo da Amazônia será apenas para convidados, mas outras duas sessões, nos dias 26 e 27 de março, no Teatro Positivo, estão com ingressos à venda, disponíveis pelo site www.festivaldecuritiba.com.br ou na bilheteria física oficial localizada no ParkShoppingBarigüi (piso térreo).

Mostra Temporada de Musicais é apresentada pelo Instituto J. Malucelli e pela Universidade Positivo.

Share this Article
Posted by Felipe Almeida
Follow:
O Stereo Pop é um blog, criado pelo comunicador Felipe Almeida, que reúne tudo sobre filmes, séries, música, um pouco de games e o universo pop em geral, com uma linguagem despojada e informativa.