A Justiça decidiu manter a prisão do Capitão dos Bombeiros suspeito de desviar produtos da Defesa Civil no Paraná. A detenção ocorreu após uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), que encontrou produtos sem nota fiscal e com características semelhantes aos da Defesa Civil.
A investigação teve início após uma denúncia anônima, que levou o Gaeco a monitorar um veículo oficial da Defesa Civil conduzido pelo capitão. Na terça-feira (29), o oficial foi flagrado carregando produtos em um barracão na Rodovia Leopoldo Jacomel, em Piraquara, e transportando-os para uma distribuidora no bairro Uberaba, em Curitiba.
Durante a inspeção no galpão, os policiais descobriram produtos no comércio que correspondiam aos itens retirados do depósito da Defesa Civil. Eles também encontraram eletrodomésticos e outros artigos sem notas fiscais ou qualquer comprovação de origem legítima.
Em nota, o Corpo de Bombeiros afirmou que abriu uma investigação interna que pode resultar na expulsão do oficial envolvido. “A prática não simboliza o serviço de excelência que os Bombeiros do Paraná prestam à sociedade,” declarou a corporação.
De acordo com a Defesa Civil, o capitão preso trabalhava na Coordenadoria Estadual da Defesa Civil e administrava uma distribuidora no bairro Uberaba.
Além do capitão, um tio dele também foi preso sob suspeita de envolvimento nos desvios. A Defesa Civil esclareceu que os materiais desviados não estavam relacionados à Campanha de Arrecadação de donativos para o Rio Grande do Sul, pois essas doações estavam armazenadas em outro depósito.
A operação do Gaeco e as ações subsequentes do Corpo de Bombeiros enfatizam o compromisso das autoridades em combater desvios de recursos públicos e garantir a transparência e legalidade no serviço público.
Nota oficial do Corpo de Bombeiros:
Após uma denúncia anônima ao GAECO sobre o desvio de equipamentos dos depósitos da Coordenadoria, em Curitiba, iniciou-se uma investigação e a Defesa Civil se manteve à disposição para prestar todas as informações necessárias.
Na noite desta quarta-feira (29), um oficial do Corpo de Bombeiros Militar que prestava serviço na Coordenadoria Estadual da Defesa Civil foi preso em flagrante durante uma operação do GAECO. No momento em que foi abordado, foram constatados eletrônicos, ferramentas e instrumentos musicais desviados do depósito da Defesa Civil. Também foram encontrados outros produtos armazenados em um outro depósito mantido pelo suspeito.
Além do oficial, outra pessoa foi detida por suspeita de participação nos desvios.
Os materiais eram oriundos do depósito da Defesa Civil, mas não tinham relação com a Campanha de Arrecadação de donativos recebidos para o Rio Grande do Sul. As doações ao estado vizinho foram concentradas em outro depósito.
Com a situação, foram adotados os procedimentos legais previstos no Código Penal Militar. O Corpo de Bombeiros abriu uma investigação, que pode culminar com a expulsão do oficial da corporação. A prática não simboliza o serviço de excelência que os Bombeiros do Paraná prestam à sociedade.