Restaurante italiano comandado pelo chef Délio Canabrava preparou homenagem para a doceria que ajudou a financiar a Cantina em seus primeiros passos em 2006; além da cerâmica e de uma fatia da torta, quem comprar vai garantir um prato principal
A Cantina do Délio vai lançar nesta quinta-feira (21) o primeiro prato da Boa Lembrança de 2021. O tradicional restaurante italiano, que ficou conhecido por lançar diferentes e criativos pratos relacionados à iniciativa, está preparando uma edição especial para homenagear a sua irmã mais velha: a Banoffi, confeitaria fundada pela chef Renatta Ferian, que é conhecida por ter popularizado o doce inglês de mesmo nome em Curitiba.
De acordo com o chef Délio Canabrava, a ideia é valorizar a doceria, que inclusive foi responsável por ajudar a Cantina em seus primeiros passos no ano de 2006. “Foi a Banoffi que financiou, digamos assim, o começo da Cantina. Desde então, as duas empresas sempre estiveram interligadas e uma ajudou a outra a crescer”, explica Délio.
Para a homenagem, nada mais justo que um dos pratos da Boa Lembrança seja com a Banoffi da Banoffi. Mas não para por aí. Quem comprar o prato vai garantir, além de uma fatia da torta para a sobremesa, também o prato principal: Salmão com lâminas de amêndoas e alcaparras, purê de batatas, legumes e touili de pesto. O valor será de R$ 120, lembrando que você poderá levar a cerâmica para casa.
SOBRE A BOA LEMBRANÇA
A Boa Lembrança nasceu em 04 de março de 1994, em Petrópolis (RJ). A proposta é representar um grupo de restaurantes que prima pela excelência e qualidade nos serviços, promovendo e divulgando a diversidade do setor através das peculiaridades regionais e do associativismo. A ideia chegou no Brasil com o italiano Dânio Braga, fundador e atual conselheiro. Inspirado pelos costumes que trouxe da região onde nasceu, Dânio resolveu estimular o hábito de se levar uma lembrança depois de uma boa refeição. Foi assim que surgiu o Prato da Boa Lembrança, uma peça exclusiva em cerâmica que você leva para casa depois de comer em um dos restaurantes associados. O Prato da Boa Lembrança é o troféu de todo colecionador. Ele é feito em louça de alta qualidade, resistente, produzido especialmente para ser pendurado e exposto como uma peça de arte. Cada prato possui um desenho original e exclusivo, sempre muito alegre, de cores vibrantes e tom bem humorado. Já foram fabricados mais de um milhão e duzentos mil Pratos da Boa Lembrança.
HISTÓRIA DA BANOFFI
Atualmente, pedir por uma Banoffi em Curitiba é algo normal, corriqueiro de muitos amantes da sobremesa inglesa. Mas há 18 anos, isso era muito diferente. Pouquíssimos curitibanos conheciam a torta de nome extravagante. Coube à chef confeiteira Renatta Ferian o desafio de popularizar o doce à época na capital paranaense.
Depois de ter conhecido a receita original no período em que trabalhou em um restaurante de Londres na década de 90, a cozinheira passou a produzir a Banoffi na cidade parananese e batizou inclusive a sua confeitaria com o mesmo nome da torta. Em 2002, conquistou o seu primeiro ponto de venda: o tradicional restaurante curitibano Beto Batata. Depois disso, só sucesso: foram vários prêmios recebidos, como o de Melhor Doceria pela revista Veja Comer & Beber e o de Melhor Sabor Popular de Curitiba, pelo Prêmio Bom Gourmet.
Hoje, com uma unidade física localizada ao lado da Cantina do Délio, a doceria é reconhecida como um dos principais endereços curitibanos para quem gosta de um doce autêntico e original. “Eu ainda faço questão de assinar cada fatia ou cada banoffi inteira que sai da minha cozinha, afinal a história da Banoffi é também a história da nossa família. O Délio (dono da cantina e marido da Renata) sempre fez o prato principal e eu a sobremesa, dinâmica que temos hoje mais do que nunca. Ficamos muito felizes em saber que hoje esse é um doce tão querido pelos curitibanos”, afirma a chef Renatta.
Sobre a Cantina do Délio
Délio Canabrava sempre sonhou em abrir um restaurante italiano. Viajou para a Itália e lá passou um mês conhecendo as cantinas do norte ao sul. Ao voltar, alugou uma antiga floricultura na esquina da Rua Itupava com o Jardim Ambiental. Foi assim inaugurada a Cantina do Délio: comida tipicamente italiana, saborosa, de qualidade e com preços acessíveis. Hoje o restaurante se tornou uma referência da gastronomia do país da bota em Curitiba, tendo ganhado diversos prêmios como reconhecimento do trabalho do Délio e da sua equipe.