Candidato apoiado por Ratinho Junior lidera corrida para governador, aponta pesquisa

3 Min de leitura
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

O candidato indicado por Ratinho Junior para as eleições para governador do Paraná em 2026 venceria as eleições. É o que aponta pesquisa do instituto IRG divulgada nesta segunda-feira (2). Em um dos cenários, o nome que for confirmado pelo PSD tem 41% de preferência dos eleitores, contra 22,5% do senador Sérgio Moro e 17,5% de algum candidato apoiado pelo presidente Lula.

O percentual demonstra a força da transferência de votos daquele que for indicado pelo atual governador do Paraná, cuja avaliação supera os 80,2%, segundo o mesmo IRG.

A pesquisa não define um nome específico, mas mede a importância do apoio de Ratinho Junior no pleito. Os atuais nomes em disputa pela vaga do PSD são os secretários Guto Silva, Rafael Greca, Sandro Alex, Beto Preto, o vice-governador Darci Piana e o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi.

O instituto IRG aponta que quanto mais jovem o eleitor, maiores as chances de transferência de voto. O candidato apoiado por Ratinho Junior tem 41,6% de preferência entre eleitores de 16 a  24 anos, praticamente o dobro de Sergio Moro, com 22,5%. Entre 25 e 34 anos a realidade é bem parecida: o candidato do PSD tem 40,8%, contra 22,6% do senador. Entre idosos a disputa fica 37,6% para o indicado de Ratinho e 23,2% para Moro.

No quesito renda, a pior pontuação de Moro é com quem recebe até dois salários mínimos, com pouca entrada nesse público, com apenas 18%, contra 44,2% do indicado de Ratinho Junior. Em relação à região, as pontuações mais altas de um candidato apoiado pelo atual governador são Região Metropolitana de Curitiba (46,2% x 23,4%), Noroeste (46,1% x 27,6%), Litoral (44,4% x 18,5%) e Norte Pioneiro (43,1% x 33,3%). Em nenhuma delas a preferência por Moro fica na frente.

A pesquisa indica aprovação de 80,02% da gestão de Ratinho Junior, muito similar a outras pesquisas divulgadas nos últimos meses. Além disso, 39,7% apontam que a escolha do governador vai pesar na sua decisão de votar em 2026, com tendência de crescimento maior entre homens e moradores da Região Metropolitana de Curitiba.

Compartilhe o artigo