As propostas apresentadas pelo candidato à presidência da OAB Paraná, advogado e professor Flávio Pansieri, tornaram-se pautas do debate sobre a importância da reestruturação da OAB para a advocacia e sociedade paranaense.
O candidato à presidência da OAB Paraná na Chapa Pela Ordem 10, advogado Flávio Pansieri, construiu uma pauta coletiva com a participação de centenas de advogados de todo o estado, que traz 10 princípios e 10 propostas para construir um novo modelo de gestão na OAB Paraná nos próximos 3 anos, que atenda os interesses da advocacia paranaense, e resgate também a dignidade, o respeito e a força de todos os advogados e advogadas do Paraná.
O advogado Flávio Pansieri trouxe o debate da reestruturação da OAB Paraná para ser discutido com a sociedade paranaense. A valorização da advocacia paranaense tornou-se tema de debates em todo o estado. A OAB é uma das entidades de classe que representa o ponto de equilíbrio para as tensões registradas no sistema democrático brasileiro, e neste contexto destaca-se a importância das eleições de amanhã, 22, para escolha do presidente, dos dirigentes e conselheiros, para a gestão do triênio 2025/2027 da OAB PR.
Segundo dados da instituição, 65 mil advogados estão aptos para participar do pleito eleitoral. O voto é obrigatório, e o advogado que deixar de votar pagará multa de 20% no valor da anuidade. A votação será on-line e presencial. Caso o advogado tenha algum problema na votação on-line, poderá votar de forma presencial na seccional Paraná em Curitiba ou em uma das 49 subseções da ordem no interior do estado. O horário de votação será das 9h às 17h.
Para o candidato à presidência da OAB PR, advogado Flávio Pansieri, o projeto da Pela Ordem 10 é construir uma nova OAB que pense em toda a advocacia e nos problemas que os advogados enfrentam no cotidiano. “Vamos trabalhar para construir carreiras na advocacia, para reestruturar a Escola Superior de Advocacia (ESA), com a oferta de cursos gratuitos, para implantação de um sistema de prerrogativas célere e efetivo, e, em conjunto com o governo do estado, vamos desenvolver um programa de valorização da advocacia dativa, para que os advogados que atuam nessa área tenham uma estrutura de trabalho adequada e uma remuneração justa e digna, reconhecendo assim a importância desses profissionais que garantem ao cidadão o acesso à justiça”, destacou Pansieri.
As propostas da Pela Ordem 10 são voltadas também para a valorização da mulher advogada, a prevenção de conflitos e a defesa das prerrogativas, com agilidade nos desagravos, a reconstrução da instituição Ordem dos Advogados do Brasil, a defesa da advocacia pública, a implementação da Advocacia 4.0 – modernização e cibersegurança para garantir estrutura adequada e segura de trabalho para a advocacia.
Os projetos pretendem também desenvolver a reconfiguração dos serviços e convênios da Caixa de Assistência dos Advogados, lutar pela valorização da advocacia dativa e dos honorários, a implantação do Programa Advocacia 10-Pro – com a reestruturação da Escola Superior de Advocacia (ESA), a criação da política de integração e readequação da anuidade, além do programa OAB de Portas e Janelas Abertas, para desenvolvimento de projetos de gestão e políticas para implantação de gestão participativa e transparente na OAB Paraná a partir de 2025.