O Campeonato Paranaense de 2025 promete inovações, incluindo um novo formato para a disputa das vagas na Copa do Brasil de 2026 e a volta do Troféu do Interior, valorizando os times fora da região metropolitana de Curitiba.
A Federação Paranaense de Futebol (FPF) planeja alterar a distribuição das cinco vagas que garantem aos melhores colocados do Estadual acesso ao mata-mata nacional. A proposta é que apenas os quatro semifinalistas assegurem vaga direta na Copa do Brasil. A quinta vaga seria definida em um torneio adicional no segundo semestre, inspirado na antiga Copa Paraná.
De acordo com Hélio Cury Filho, presidente da FPF, o objetivo é ampliar o calendário e dar mais oportunidades para equipes do interior. “Conversamos com os clubes da primeira divisão e temos a vontade de fazer uma nova competição valendo uma das vagas da Copa do Brasil, para que a gente possa ter um calendário mais extensivo, que atinja mais times do interior, para eles almejarem um calendário nacional”, explicou o dirigente.
Os oito clubes que não alcançarem as semifinais do Estadual, junto com times da segunda divisão interessados e aptos, disputarão a última vaga. A iniciativa aumenta a competitividade e possibilita que mais equipes do interior tenham chances de se destacar no cenário nacional.
Outra novidade anunciada foi o retorno do Troféu do Interior, destinado ao time com a melhor campanha geral entre aqueles que não pertencem à região de Curitiba e à sua área metropolitana.
“Vamos voltar com o troféu de campeão do interior. Aquele time que não está em Curitiba ou região metropolitana, em definição, terá direito ao troféu”, destacou Hélio Cury Filho.
Entre os 12 participantes da primeira divisão em 2025, cinco equipes não serão elegíveis: Athletico, Coritiba, Paraná Clube, São Joseense e Andraus. A disputa pelo título ficará restrita a Azuriz, Cianorte, Cascavel, Londrina, Maringá, Operário e Rio Branco.
Diferente de edições anteriores, o troféu não será definido após o mata-mata do Estadual, mas entregue ao clube com melhor desempenho na fase classificatória. Essa mudança reforça a importância da regularidade ao longo do campeonato.
Com essas inovações, o Campeonato Paranaense 2025, que começa em 11 de janeiro com um clássico, promete movimentar o cenário esportivo estadual e fortalecer equipes em busca de maior destaque nacional.